SAÚDE EMOCIONAL DO EDUCADOR: FATORES QUE INFLUENCIAM NA QUALIDADE DE VIDA DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Authors

  • Helen Danyane Soares Caetano-Souza Instituto Caetano Souza.
  • Ângela Pereira de Jesus Faculdades INESC.

Keywords:

Qualidade de vida. Educação. Síndrome de Burnout

Abstract

O presente estudo teve como objetivo geral a compreensão dos fatores que podem influenciar na qualidade dasaúde emocional do educador, causando estresse, adoecimentos e Síndrome de Burnout. Os sujeitos envolvidosna pesquisa foram professores do ensino fundamental I e fundamental II de uma instituição de ensino Municipal
de Unaí-MG (Escola Municipal Professora Jovelmira Jacinto Vasconcelos). Para melhor desenvolver esteestudo, realizou-se uma pesquisa de caráter quantitativa e documental. O instrumento utilizado foi questionário,com o objetivo de compreender quais são os fatores causadores de estresse em professores, qual a relação entre
estresse e Síndrome de Burnout, como se manifesta o adoecer e o prazer no trabalho dos professores. Os dadoscoletados foram tabulados e apresentados por meios de quadros e gráficos analisados de forma discursiva a partirdo referencial teórico. Com base na análise, a pesquisa revela que os atestados e afastamento no trabalho docenteocorrem com maior frequência nos anos iniciais, sendo os fatores emocionais principais agravantes e geradoresde adoecimentos, assim como condições de trabalho, remuneração, sobrecarga de trabalho e doençasrelacionadas à profissão. Pôde-se concluir que apesar de os professores estarem cientes da situação em que seencontram, ainda procuram diagnosticar outros agentes agressores e estressores para desviar da sua atualcondição e uma compensação justa e adequada é fonte de bem-estar, e não motivação para o trabalho comoforma de subsistência humana.

Author Biographies

Helen Danyane Soares Caetano-Souza, Instituto Caetano Souza.

Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília, Professora nas Faculdades INESC. Diretora do
Instituto Caetano Souza.

Ângela Pereira de Jesus, Faculdades INESC.

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades INESC.

Published

2014-09-10

Issue

Section

Articles