HANSENÍASE E O PRECONCEITO: ESTUDO DE CASO EM DUAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÂNIA "“ GO

Autores

  • Jalsi Tacon Arruda Faculdade Araguaia Universidade Federal de Goiás
  • Marta Morais Santos Ciências Biológicas, Faculdade Araguaia
  • Constanza Thaíse Xavier Silva Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica Universidade Federal de Goiás
  • Raquel Loren dos Reis Paludo Centro Universitário de Mineiros, UniFIMES

Palavras-chave:

Bacilo da Hanseníase, educação, epidemiologia

Resumo

A hanseníase é uma doença causada pelo bacilo de Hansen, presente em todas as classes sociais e em ambos os gêneros. O presente estudo avaliou o conhecimento e o preconceito em relação à hanseníase, em estudantes do 8º ano do ensino fundamental de duas escolas, uma pública e outra particular em Goiânia-GO. Os alunos responderam a um questionário, de forma anônima, apenas identificando a idade e o gênero. Esse questionário continha 10 questões, sendo 09 questões objetivas com respostas fechadas. A décima questão foi discursiva na qual se questionava sobre a opinião do aluno em relação ao preconceito e sobre pessoas preconceituosas. Responderam ao questionário 63 alunos com média de idade de 13,3 ± 0,7 anos, sendo 25 alunos da escola pública e 38 da particular. Do total de alunos 84,1% já ouviram falar sobre a hanseníase. Sobre a cura da doença 41,3% dos alunos da escola pública sabem que há cura, mas na escola particular 58,7% dos alunos não sabem. Sobre o preconceito 72% dos alunos da escola pública conversariam com uma pessoa que tem hanseníase em tratamento, entretanto, na escola particular 57,9% dos alunos não conversariam. A hanseníase é uma doença de notificação compulsória e faz parte do grupo de patologias negligenciadas. Os desafios enfrentados pelos acometidos, além do comprometimento causado pelas lesões, são o preconceito e a discriminação da sociedade. Aliado a isto, a falta de conhecimento sobre a doença contribui para o isolamento do convívio social e familiar.

Biografia do Autor

Jalsi Tacon Arruda, Faculdade Araguaia Universidade Federal de Goiás

Professora Titular da graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura, Faculdade Araguaia; Pós-doutora em Ciências Biológicas, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás.

Marta Morais Santos, Ciências Biológicas, Faculdade Araguaia

Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura, Faculdade Araguaia.

Constanza Thaíse Xavier Silva, Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica Universidade Federal de Goiás

Professora Adjunta da graduação em Enfermagem, Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica; Doutoranda em Ciências da Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Goiás.

Raquel Loren dos Reis Paludo, Centro Universitário de Mineiros, UniFIMES

Professora Adjunta da graduação em Medicina Veterinária, Instituto de Ciências Agrárias, Centro Universitário de Mineiros, UniFIMES.

Downloads

Publicado

31-07-2016

Edição

Seção

Artigos