HANSENÍASE E O PRECONCEITO: ESTUDO DE CASO EM DUAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÂNIA "“ GO
Palavras-chave:
Bacilo da Hanseníase, educação, epidemiologiaResumo
A hanseníase é uma doença causada pelo bacilo de Hansen, presente em todas as classes sociais e em ambos os gêneros. O presente estudo avaliou o conhecimento e o preconceito em relação à hanseníase, em estudantes do 8º ano do ensino fundamental de duas escolas, uma pública e outra particular em Goiânia-GO. Os alunos responderam a um questionário, de forma anônima, apenas identificando a idade e o gênero. Esse questionário continha 10 questões, sendo 09 questões objetivas com respostas fechadas. A décima questão foi discursiva na qual se questionava sobre a opinião do aluno em relação ao preconceito e sobre pessoas preconceituosas. Responderam ao questionário 63 alunos com média de idade de 13,3 ± 0,7 anos, sendo 25 alunos da escola pública e 38 da particular. Do total de alunos 84,1% já ouviram falar sobre a hanseníase. Sobre a cura da doença 41,3% dos alunos da escola pública sabem que há cura, mas na escola particular 58,7% dos alunos não sabem. Sobre o preconceito 72% dos alunos da escola pública conversariam com uma pessoa que tem hanseníase em tratamento, entretanto, na escola particular 57,9% dos alunos não conversariam. A hanseníase é uma doença de notificação compulsória e faz parte do grupo de patologias negligenciadas. Os desafios enfrentados pelos acometidos, além do comprometimento causado pelas lesões, são o preconceito e a discriminação da sociedade. Aliado a isto, a falta de conhecimento sobre a doença contribui para o isolamento do convívio social e familiar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado