A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA PARA O ESTUDO DA LEISHMANIOSE

Erisnaldo Francisco Reis, Marli Teresinha Quartieri, Andreia A. Guimarães Strohschoen

Resumo


RESUMO

Neste artigo, apresenta-se os resultados decorrentes de um conjunto de atividades desenvolvidas com alunos do Ensino Médio, relacionadas ao tema leishmaniose e a Modelagem Matemática. O objetivo é apontar a Modelagem Matemática como estratégia para o estudo da leishmaniose, com alunos do 2º ano do Ensino Médio. A pesquisa foi qualitativa que se caracterizou ainda, como um estudo de caso e foi desenvolvida em quinze encontros. A coleta de dados ocorreu como estudo observacional e foram utilizadas gravações em vídeo, áudio e aplicação de questionário aos alunos. Como fundamentação teórica, foram utilizadas as concepções de especialistas em Modelagem Matemática, além de autores que fazem a relação entre Matemática e Biologia. Os resultados apontam que uso da Modelagem Matemática nos processos de ensino e de aprendizagem acerca da Leishmaniose no Ensino Médio tem implicações importantes: trabalhar com tema de importância para os alunos; relacionar com o cotidiano destes; usar de flexibilidade para o planejamento das atividades; ter participação ativa dos alunos; utilizar conhecimentos matemáticos, dentre outras.


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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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