O VOLEIBOL COMO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A REALIDADE NA ESCOLA PÚBLICA EM GOIÂNIA-GO
Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Voleibol, Desenvolvimento cognitivo.Resumo
O voleibol se tornou um esporte de muita visibilidade no cenário nacional, chamando atenção e sendo descoberto por crianças, jovens e adultos. É na escola que acontece o primeiro contato sistematizado, essas primeiras experiências na modalidade. O desenvolvimento cognitivo está intimamente atrelado às capacidades motoras e físicas assim como essas capacidades dependem do cognosível, do intelecto para se desenvolverem plenamente. Assim, foi realizado um estudo de caso transversal e descritivo, cuja analise é qualitativa, com o objetivo de identificar o voleibol (conteúdo da grade curricular nas escolas), como um instrumento eficaz nesse desenvolvimento pleno entre capacidades, habilidades motoras e físicas e capacidades, habilidades cognosíveis. Para coleta de dados foi realizada pesquisa através de questionário com alunos (n= 141) e seus respectivos professores em três realidades escolares públicas de Goiânia-GO. Também foi verificado se a estrutura que o ambiente escolar propiciava para a prática do voleibol durante as aulas regulares de Educação Física, tendo um leque de especificações a serem aglutinadas, relacionadas, interpretadas e qualificadas. Assim, conclui-se que a maioria dos alunos vê o voleibol como um instrumento importante na sua formação, enxerga alguns mecanismos que lhe proporcionam algum desenvolvimento, mas de forma, ainda, bastante rasa. Já os professores defendem a prática do voleibol como um somatório de fatores no que se diz respeito ao desenvolvimento do aluno que vão desde: o reconhecimento do corpo, sua lateralidade, propriocepção, agilidade, racioínio lógico, o trabalho em equipe, a cooperação, a socialização, um amplo desenvolvimento sensório motor, valores agregadores do esporte dentre outros aspectos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado