O VOLEIBOL COMO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A REALIDADE NA ESCOLA PÚBLICA EM GOIÂNIA-GO

Célio Antônio de Paula Júnior, Renata Oliveira Silva

Resumo


O voleibol se tornou um esporte de muita visibilidade no cenário nacional, chamando atenção e sendo descoberto por crianças, jovens e adultos. É na escola que acontece o primeiro contato sistematizado, essas primeiras experiências na modalidade. O desenvolvimento cognitivo está intimamente atrelado às capacidades motoras e físicas assim como essas capacidades dependem do cognosível, do intelecto para se desenvolverem plenamente. Assim, foi realizado um estudo de caso transversal e descritivo, cuja analise é qualitativa, com o objetivo de identificar o voleibol (conteúdo da grade curricular nas escolas), como um instrumento eficaz nesse desenvolvimento pleno entre capacidades, habilidades motoras e físicas e capacidades, habilidades cognosíveis. Para coleta de dados foi realizada pesquisa através de questionário com alunos (n= 141) e seus respectivos professores em três realidades escolares públicas de Goiânia-GO. Também foi verificado se a estrutura que o ambiente escolar propiciava para a prática do voleibol durante as aulas regulares de Educação Física, tendo um leque de especificações a serem aglutinadas, relacionadas, interpretadas e qualificadas. Assim, conclui-se que a maioria dos alunos vê o voleibol como um instrumento importante na sua formação, enxerga alguns mecanismos que lhe proporcionam algum desenvolvimento, mas de forma, ainda, bastante rasa. Já os professores defendem a prática do voleibol como um somatório de fatores no que se diz respeito ao desenvolvimento do aluno que vão desde: o reconhecimento do corpo, sua lateralidade, propriocepção, agilidade, racioínio lógico, o trabalho em equipe, a cooperação, a socialização, um amplo desenvolvimento sensório motor, valores agregadores do esporte dentre outros aspectos.


Palavras-chave


Educação Física Escolar, Voleibol, Desenvolvimento cognitivo.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2020 RENEFARA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



SalvarSalvarSalvarSalvar