AVALIAÇÃO DE REESTRUTURAÇÃO E STARTUP DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTE DO TIPO LODO ATIVADO
Palavras-chave:
Industrial effluent treatment plant. Sludge activated.Resumo
O estudo foi realizado no muniípio de Nazário-Go, tendo como finalidade a avaliação da reestruturação de uma estação de tratamento de efluente de lodo ativado do tipo aeração prolongada, além de acompanhar o início do sistema empregado, para tratamento do efluente em uma indústria de produtos nutricionais, que antes de sua implantação e operação, passou pelo processo de reforma, uma vez que já existia neste local, uma indústria de fabricação de ração para animais domésticos, no qual contemplava uma unidade de tratamento. Neste estudo, buscou a compreensão e a comparação das etapas de tratamento do efluente, da estação desativada, com a nova estação de tratamento, por meio do emprego dos métodos: visita in loco, avaliação do Plano de Controle Ambiental (PCA), Memorial de Caracterização do Empreendimento (MCE) e Memorial do Sistema de Tratamento de Efluente da indústria, realizado por uma empresa terceira, além de ser norteado pelas legislações vigentes. Com base nas legislações vigentes, nos dados técnicos e nas etapas que englobam o sistema de tratamento, o estudo institui-se de caráter comparativo possibilitando determinar as situações de conformidades ou não, do emprego de sistema de tratamento. As etapas de reestruturação, submetidas a estação de tratamento de efluente em questão, foi primordial para que o sistema se torna-se eficiente. Apesar das unidades de tratamento não estarem funcionando 100%, devido ao empreendimento ser novo e suas atividades desenvolvidas gerarem um volume de efluente baixo, o sistema demonstra uma eficiência quanto à aplicabilidade do método.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado