Conservação de maracujá silvestre sob atmosfera modificada passiva

Autores

  • Igor Leonardo Vespucci Faculdades Montes Belos e Araguaia. Universidade Federal de Goiás http://orcid.org/0000-0002-8157-2742
  • Deyner Damas Aguiar Silva Faculdade Araguaia
  • Verônica Soares Machado Universidade Estadual de Goiás
  • André José de Campos Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Passiflora setacea, storage, packaging

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar diferentes embalagens na qualidade pós-colheita de maracujá silvestre "˜BRS Pérola do Cerrado"™. O experimento foi realizado em delineamento inteiramente casualizado, esquema fatorial 5x8 (embalagens x dias de análise) e as análises realizadas com quatro repetições. Foram avaliados: perda de massa; rendimento de polpa bruta, sólidos solúveis e coloração (luminosidade, ºHue, croma). Os dados obtidos das variáveis analisadas foram submetidos à análise de variância, quando significativo, foi realizado o teste de comparação de médias Tukey a 5% de probabilidade, análise de regressão e correlação de Pearson para o rendimento de polpa bruta. Conclui-se os maracujás silvestre "˜BRS Pérola do Cerrado"™, destacou-se a embalagem de PEBD, sendo observado qualidade comercial para os frutos até o 18º dia de armazenamento.

Biografia do Autor

Igor Leonardo Vespucci, Faculdades Montes Belos e Araguaia. Universidade Federal de Goiás

Agrônomo pela Universidade Estadual de Goiás, Campus Palmeiras de Goiás. Pós-graduando em Docência do Ensino Superior pelo Centro Educacional Montes Belos LTDA. Especialista em Manejo e Conservação dos Ecossistemas Naturais e Sistemas Agrários pela Universidade Estadual de Goiás, Campus Palmeiras de Goiás. Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Goiás, Campus Henrique Santillo, na linha de pesquisa de Engenharia de Sistemas Agroindustriais com ênfase em Pós-colheita de Frutas e Hortaliças. Doutorando em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás, Campus Samambaia, com área de concentração Sustentabilidade e Competitividade dos Sistemas Agroindustriais com linha de pesquisa na Agricultura Familiar e o Agronegócio. Docente nas faculdades Montes Belos e Araguaia.

Downloads

Publicado

22-10-2018

Edição

Seção

Artigos