Plantas Ornamentais do Cerrado
Resumo
O Mercado da floricultura é um setor promissor dentro do Agronegócio e se mostra em franco desenvolvimento apesar da situação financeira do país. Esse é pautado na utilização de plantas exóticas. Entretanto, é real a necessidade de se utilizar plantas autóctones, criando projetos mais sustentáveis. O Cerrado se destaca em riqueza de espécies, dentre as quais muitas apresentam potencial para utilização na ornamentação. O presente trabalho é uma revisão de literatura a partir de trabalhos realizados na Universidade Federal de Goiás. A Bromélia reversacantha destaca-se entre as bromélias do Cerrado. Apresenta dupla aptidão, sendo indicada como planta para jardim e envasada. A inflorescência, que é o principal atrativo da espécie, apresenta coloração rosácea escura, sendo essa vistosa e duradoura. O período de floração ocorre entre os meses de maio e agosto. A Mimosa setosissima, ocorre particularmente em Cerrado rupestre. O porte e o diâmetro do caule demonstram que a espécie pode ser utilizada na arborização urbana, inclusive em calçadas estreitas. Helicteres saca-rolha é um arbusto, com flores pilosas de coloração avermelhada com ocorrência durante as estações de primavera e verão, e frutos em formato de rolha. A família Orchidadeae é encontrada em diversas tamanhos e arquiteturas. Orquídeas nativas são conhecidas e comercializadas pela população goiana, sendo em sua maioria frutos do extrativismo predatório. A variabilidade do Cerrado é pouquíssimo explorada, não havendo espaço para as plantas nativas na maioria dos pontos de comercialização. Se fazem necessárias pesquisas de identificação e manejo dessas plantas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado