INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO TÉRMICO E REGIME DE LUZ E TEMPERATURA NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE IPÊ-VERDE (Cybistax antisyphilitica)

Amanda Magalhães Bueno, Rommel Bernardes da Costa, Patrícia Pinheiro da Cunha, Paulo Alcanfor Ximenes, Mateus Leles Lima

Resumo


O ipê-verde (Cybistax antisyphilitica) é uma importante espécie arbórea para a região do cerrado brasileiro, devido às suas características medicinais e sua utilização para recuperação de áreas degradadas e recomposição de áreas de preservação permanente. O conhecimento do seu processo germinativo se torna de primordial para a otimização da utilização de suas sementes. O objetivo do presente trabalho, foi avaliar a porcentagem de germinação e índice de velocidade de germinação de sementes de ipê-verde (Cybistax antisyphilitica), submetidas ao tratamento térmico e diferentes métodos de germinação. O experimento foi conduzido no Laboratório de Análise e Tecnologia de Sementes da Universidade Federal de Goiás. As sementes de ipê-verde foram coletadas no muniípio de Hidrolândia. O tratamento térmico ocorreu em água quente, em temperatura de 30°C, 60°C, 80°C e temperatura ambiente (controle). Os métodos de germinação utilizados foram com auxílio de um germinador de sementes, modelo Mangelsdorf, com temperatura de 30°C, e uma câmara de germinação com fotoperíodo, regulado para 12 horas de luz e 12 horas de escuro com temperatura de 30 °C e 20 °C respectivamente. Para cada tratamento de Ipê, foram feitas 8 repetições contendo 25 sementes. Foi realizada análise de variância pelo teste F e comparação de médias pelo teste de Tukey (5%). A porcentagem de germinação das sementes foi superior nos tratamentos controle, 30 °C e 60 °C da câmara de germinação com fotoperíodo, tendo média de 74,3% e o IVE das sementes foi superior no tratamento controle (1,07) na câmara com fotoperíodo em relação aos demais tratamentos.


Texto completo:

Vol14-2-art-4


Direitos autorais 2020 RENEFARA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



SalvarSalvarSalvarSalvar