A ESCOLA E O PAPEL DA AUTORIDADE: AS CONTRADIÇÕES ENTRE A FORMAÇÃO PARA A ADAPTAÇÃO E PARA A RESISTÊNCIA
Palavras-chave:
Autonomia. Autoridade. Violência escolar. Teoria Crítica da Sociedade. PsicanáliseResumo
O objetivo deste texto é refletir acerca de observações feitas em quatro escolas "“ duas públicas e duas particulares - em duas regiões brasileiras, de comportamentos de alunos do nono ano do ensino fundamental, que indicam formas distintas de reagir frente à autoridade, ao responder questionários de uma pesquisa sobre violência escolar. Notou-se que em duas dessas escolas, o comportamento dos alunos foi o de responder sem nenhuma pergunta ou contestação ao que lhes foi pedido, e o comportamento de alguns alunos das outras duas escolas foi o de não querer contribuir para com a pesquisa e de contestá-la. Essas formas de reação foram analisadas tomando como base o conceito de autoridade delimitado pela Teoria Crítica da Sociedade e pela Psicanálise, que argumentam que para a constituição do indivíduo a autoridade é necessária, porém, igualmente defendem que quer uma submissão plena, quer uma forte e persistente negação da autoridade são indicativos de heteronomia. Essas duas formas de heteronomia podem ser ilustradas pelos comportamentos observados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado