A ESCOLA E O PAPEL DA AUTORIDADE: AS CONTRADIÇÕES ENTRE A FORMAÇÃO PARA A ADAPTAÇÃO E PARA A RESISTÊNCIA

José Leon Crochik, Fernanda de Sousa e Castro Noya Pinto, Paola Regina Carloni

Resumo


O objetivo deste texto é refletir acerca de observações feitas em quatro escolas "“ duas públicas e duas particulares - em duas regiões brasileiras, de comportamentos de alunos do nono ano do ensino fundamental, que indicam formas distintas de reagir frente à autoridade, ao responder questionários de uma pesquisa sobre violência escolar. Notou-se que em duas dessas escolas, o comportamento dos alunos foi o de responder sem nenhuma pergunta ou contestação ao que lhes foi pedido, e o comportamento de alguns alunos das outras duas escolas foi o de não querer contribuir para com a pesquisa e de contestá-la. Essas formas de reação foram analisadas tomando como base o conceito de autoridade delimitado pela Teoria Crítica da Sociedade e pela Psicanálise, que argumentam que para a constituição do indivíduo a autoridade é necessária, porém, igualmente defendem que quer uma submissão plena, quer uma forte e persistente negação da autoridade são indicativos de heteronomia. Essas duas formas de heteronomia podem ser ilustradas pelos comportamentos observados.


Palavras-chave


Autonomia. Autoridade. Violência escolar. Teoria Crítica da Sociedade. Psicanálise

Texto completo:

Vol14-3-ens-01


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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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