PARA ALÉM DOS MONUMENTOS ACADÊMICOS: O DISCURSO ANTIDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Adriano Rosa da Silva, Carlos Henrique Ribeiro de Vasconcellos, Rafael Marques Garcia, Wilder Kleber Fernandes de Santana, Erik Giuseppe Barbosa Pereira

Resumo


A complexidade e a fluidez do campo da educação física escolar vêm contribuindo notadamente para a percepção de inúmeras questões significativas e relevantes enquanto campo de produção que se estende para além dos monumentos acadêmicos, contribuindo para o florescimento de intensos debates, questionamentos e argumentações essenciais à elaboração de um discurso antidisciplinar. Nesse sentido, o objetivo deste manuscrito é conceber, discursivamente, a esfera antidisciplinar como dispositivo imprescindível para o reconhecimento da educação física escolar como saber científico. Nossa pesquisa se alicerça principalmente nos pressupostos teórico-metodológicos de Bracht (1986; 1998; 2001) e Lovisolo (1998) os quais nos impulsionam a repensar a formação de novos pesquisadores em âmbito Stricto Sensu originários do campo de intervenção da educação física.


Palavras-chave


Educação Física Escolar; Monumentos acadêmicos; Discurso antidisciplinar

Texto completo:

Vol15-3-art-2


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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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