PARA ALÉM DOS MONUMENTOS ACADÊMICOS: O DISCURSO ANTIDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores/as

Palabras clave:

Educação Física Escolar, Monumentos acadêmicos, Discurso antidisciplinar

Resumen

A complexidade e a fluidez do campo da educação física escolar vêm contribuindo notadamente para a percepção de inúmeras questões significativas e relevantes enquanto campo de produção que se estende para além dos monumentos acadêmicos, contribuindo para o florescimento de intensos debates, questionamentos e argumentações essenciais à elaboração de um discurso antidisciplinar. Nesse sentido, o objetivo deste manuscrito é conceber, discursivamente, a esfera antidisciplinar como dispositivo imprescindível para o reconhecimento da educação física escolar como saber científico. Nossa pesquisa se alicerça principalmente nos pressupostos teórico-metodológicos de Bracht (1986; 1998; 2001) e Lovisolo (1998) os quais nos impulsionam a repensar a formação de novos pesquisadores em âmbito Stricto Sensu originários do campo de intervenção da educação física.

Biografía del autor/a

Adriano Rosa da Silva, Universidade Santa Úrsula/RJ

Pos Doc finalizado no Laboratório de Práticas de Integralidade em Saúde do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Doutorado em Educação Física na Universidade Gama Filho (2007). Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990)

Carlos Henrique Ribeiro de Vasconcellos, FAETEC/RJ

Professor da Rede Faetec/RJ. Em 2015 escreveu a APCN do Mestrado Profissional em Estudos do Esporte para a Universidade Santa Úrsula. Área de atuação e interesse estão relacionadas aos aspectos culturais, históricos e sociais das práticas corporais em seus diversos ambientes de intervenção. Tem experiência como pesquisador no exterior, tendo feito doutoramento sanduíche na Escócia (2003).

Rafael Marques Garcia, Universidade Federal do Rio de Jneiro

Doutorando em Educação Física (EEFD/UFRJ)

Licenciado, Bacharel e Mestre em Educação Física (UFRJ)

 

Wilder Kleber Fernandes de Santana, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Linguística pelo Proling - Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Gestão da Educação Municipal pelo Pradime -  UFPB.

Erik Giuseppe Barbosa Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte (UERJ-2015). Professor efetivo da UFRJ, onde é líder do Grupo de Estudos em Corpo, Esporte e Sociedade, o GECOS e do Laboratório de Estudos Corpo, Esporte e Sociedade, o LAbCOESO. Atuação e interesse estão relacionadas aos aspectos culturais, históricos e sociais das práticas corporais e culturais em seus diversos ambientes de intervenção.

Publicado

2021-01-21

Número

Sección

Artigos