A DOCÊNCIA E A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA FRENTE AOS DESAFIOS DA INDISCIPLINA

Erika Rodrigues de Freitas

Resumo


O artigo tem por objetivo investigar a indisciplina escolar no que se refere à atuação do professor e do coordenador pedagógico e traz elementos de uma pesquisa realizada com professores e coordenadores do sistema público de ensino do Distrito Federal. Para o referencial teórico, foram usados autores como Abramovay e Pinheiro (2003), Aquino (2014), Parrat-Dayan (2012) e outros. Na metodologia, optou-se pela abordagem quali-quantitativa do objeto, com a coleta de dados a partir um questionário; a análise dos dados ocorreu por freqüência de categorias (BARDIN, 1977). Os resultados mostraram que professores e coordenadores possuem dificuldade em compreender o conceito de indisciplina e confundem este conceito com o de violência; para esses profissionais, as principais causas da indisciplina são: ausência da família e limites, desinteresse do aluno, desvalorização do professor, falta de planejamento das aulas. Constatou-se que o coordenador pedagógico não deve abster-se do trabalho pedagógico para resolver conflitos.


Palavras-chave


Coordenador Pedagógico. Professor. Indisciplina

Texto completo:

Vol15-2-art-5


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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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