A DOCÊNCIA E A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA FRENTE AOS DESAFIOS DA INDISCIPLINA
Palabras clave:
Coordenador Pedagógico. Professor. IndisciplinaResumen
O artigo tem por objetivo investigar a indisciplina escolar no que se refere à atuação do professor e do coordenador pedagógico e traz elementos de uma pesquisa realizada com professores e coordenadores do sistema público de ensino do Distrito Federal. Para o referencial teórico, foram usados autores como Abramovay e Pinheiro (2003), Aquino (2014), Parrat-Dayan (2012) e outros. Na metodologia, optou-se pela abordagem quali-quantitativa do objeto, com a coleta de dados a partir um questionário; a análise dos dados ocorreu por freqüência de categorias (BARDIN, 1977). Os resultados mostraram que professores e coordenadores possuem dificuldade em compreender o conceito de indisciplina e confundem este conceito com o de violência; para esses profissionais, as principais causas da indisciplina são: ausência da família e limites, desinteresse do aluno, desvalorização do professor, falta de planejamento das aulas. Constatou-se que o coordenador pedagógico não deve abster-se do trabalho pedagógico para resolver conflitos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado