CARACTERÍSTICAS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: REFLEXÕES A PARTIR DA LITERATURA

Authors

  • Leandro Andrades Moura UniAraguaia
  • Odione de Fatima Borba Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Keywords:

Avaliação, Ensino, Aprendizagem.

Abstract

A pesquisa objetiva dialogar sobre a avaliação da aprendizagem explanando as concepções de avaliação e possibilita compreender qual avaliação está sendo utilizada nas instituições de ensino, e os desafios para superar os padrões inconscientes trazidos desde o início das escolas. Ela aborda aspectos da avaliação observando a diferença entre avaliar e medir o aprendizado. A metodologia utilizada é pesquisa bibliográfica com revisão sistemática da literatura, por meio do levantamento de artigos publicados em revistas científicas e livros que abordam o tema, com enfoque em autores como Luckesi e Hoffmann. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de se utilizar uma pluralidade de concepções avaliativas no momento de avaliar, cabendo ao professor utilizar as ferramentas de ensino que melhor atenda às necessidades dos estudantes em cada situação de ensino-aprendizagem.

Author Biographies

Leandro Andrades Moura, UniAraguaia

Graduado em Engenharia Ambiental e Sanitária na Faculdade Metropolitana de Anápolis. Especialista em Docência Universitária (UniAraguaia).

Odione de Fatima Borba, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1994); e em Geografia (UNIP, 2018). Especialista em Gestão da Educação Superior (UniEVANGÉLICA). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1998). Doutora em Geografia pelo IESA/UFG (2012). Atuou como Diretora de Cursos, Assessora da Pró-Reitoria Acadêmica; integrante da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e Professora Titular da UniEVANGÉLICA, por 19 anos. Tem experiência em coordenação do curso de Graduação em Geografia e História e coordenação de Pós-Graduação lato sensu. Atualmente, trabalha como Assessora da Coordenação de Avaliação e Supervisão da Pró-reitoria de Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem experiência no ensino em cursos de Graduação e Pós-Graduação lato sensu. Ministra disciplinas de Metodologia Científica, Didática do Ensino Superior, Política Educacional, Teorias do Currículo, Sociologia, Ciência Política, Antropologia, Trabalho de Conclusão de Curso, Geografia Urbana, Geografia Regional, Ensino de Geografia, Formação de Professores e Gestão da Educação Superior.

Published

2022-05-13

Issue

Section

Abstracts