O PAPEL DO CLUSTER E A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE PARA A GERAÇÃO DE RESULTADOS
Keywords:
clusters, trabalho em equipe, redes hoteleiras, geração de resultados.Abstract
As redes hoteleiras estão cada vez mais buscando inovar seus processos de gestão na busca de melhores resultados atraindo e fidelizando clientes. Este artigo tem como objeto de estudo as equipes Clusters no setor de vendas de uma rede hoteleira frente a uma gestão de qualidade. O objetivo geral do estudo é demonstrar os benefícios de equipes Clusters em vendas de redes hoteleiras no Brasil, e ressaltar que uma gestão de qualidade nesse formato de trabalho, se bem desempenhada, poderá transformar a equipe e consequentemente gerar melhores resultados. Metodologicamente, trata-se de pesquisa qualitativa, podendo ser identificada através de pesquisa ação tendo como participante a autora, considerando sua vivência como Clusters. Quanto aos fins trata-se de pesquisa, descritiva, que se faz visível nas descrições sobre hotelaria, redes hoteleiras, tipos de equipes e o sistema de um Cluster; quanto aos meios, apresentará uma pesquisa bibliográfica, as quais poderá ser identificada nas obras consultadas para seu enriquecimento. Os resultados revelaram que, após estudos e conhecimento de mercado, uma equipe cluster pode ser de muita valia para o setor de vendas de redes hoteleiras, uma vez que este modelo de gestão é essencial para que a equipe desempenhe um trabalho de qualidade. Contudo, o sucesso desse formato de trabalho advém da junção de uma gestão de qualidade com inteligência de mercado, somados ao acesso a bons materiais para desenvolvimento do trabalho em equipe e resultados significativos para as organizações.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The copyright of the published articles will be transferred to the Uniaaraguaia Magazine, allowing its subsequent reproduction as transcription and with due citation of source. In the event of acceptance and before the publication of the article, the plaintiff (s) shall write a statement formally transferring copyright to the magazine.
The author may also print and distribute copies of his article, provided that he mentions that the rights belong to the Uniaaraguaia Magazine.
Author rights include the right to reproduce in full or partly by any means, distribute this article, including figures and photographs.
By submitting originals to the Uniaaraguaia magazine, the author or authors express agreement with the following terms:
a) Authors maintain copyright and grant Uniaraguaia magazine the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution license that allows the sharing of work with recognition of the authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-expiration distribution of the work version published in this magazine (eg publish in institutional repository or as book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and are encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) to any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work.