TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: Relato de experiência

Authors

  • Lemuel da Cruz Gandara Instituto Federal de Goiás http://orcid.org/0000-0002-6486-4559
  • Diego Borja Ferreira r do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
  • Érica de Almeida Bastos Zanos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Keywords:

ensino remoto, avaliação, tecnologias educacionais

Abstract

O trabalho em questão apresenta um estudo sobre os métodos avaliativos  no período do ensino remoto emergencial - ERE, por meio de um relato de experiência de docentes do Instituto Federal de Goiás - IFG, câmpus da cidade de Goiás no curso técnico em Edificações integrado ao ensino médio. O relato envolve apenas disciplinas do núcleo técnico, em turma de 1º ao 3º ano. Constatou-se a eficácia no desenvolvimento da interdisciplinaridade, através do emprego de elementos de geometria, arte, literatura e história na realização de atividades típicas da construção civil. O estudo evidenciou que a avaliação no ambiente digital (on-line) exige tanto dos discentes quanto dos docentes o desenvolvimento de habilidades lúdicas, que vão além dos cálculos matemáticos.

Author Biographies

Lemuel da Cruz Gandara, Instituto Federal de Goiás

Doutor e Mestre em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB). Licenciado em Língua portuguesa e Bacharel em Estudos literários pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor (Dedicação Exclusiva) no Instituto Federal de Goiás (IFG) - Campus Formosa. Profícuo pesquisador do diálogo entre Literatura e outras artes e das poéticas olfativas. Vinculado ao Grupo de Pesquisa Crítica Polifônica: Teoria Brasileira da Literatura (DGP-CNPq). É Artista plástico com obras publicadas e expostas em diversos espaços e mídias, incluindo o Museu do Louvre (Paris, França), o Metrô de Brasília (Distrito Federal), a Jan Arnold Gallery (Viena, Áustria), a D31 Art Gallery (Yorkshire, Reino Unido) e as revistas Flora Fiction (Florida, Estados Unidos) e Encre[s] (Bayonne, França). Diretor, produtor, montador e roteirista de cinema com obras exibidas em festivais nacionais e internacionais.

Diego Borja Ferreira, r do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Goiás(2011), especialização em Tecnologias educacionais e educação a distância pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás(2023), especialização em Docência na educação profissional técnica e tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás(2020), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás(2014), doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas(2023) e aperfeicoamento em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás(2020). Atualmente é Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Érica de Almeida Bastos Zanos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade da Amazônia (2007). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Published

2024-11-01

Issue

Section

Articles