CONHECIMENTO E CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE SUPORTE BÁSICO DE VIDA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Keywords:
First aid, Education, Continuing, Physical Education and Training, Emergency ReliefAbstract
Nos últimos anos, o aumento da incidência de situações de urgência e emergência em diversos contextos têm evidenciado a necessidade de capacitação em primeiros socorros, mesmo entre profissionais que não atuam diretamente na área da saúde. Dentre esses, destaca-se o profissional de Educação Física, cuja formação deve incluir conhecimentos sobre intervenções emergenciais, especialmente em relação às principais injúrias associadas à prática de exercícios físicos. O presente estudo teve como objetivo relatar a experiência da identificação do nível de conhecimento e a efetividade da capacitação em primeiros socorros entre profissionais de Educação Física que atuam em academias em Pontalina-GO. A pesquisa contou com a participação de 13 profissionais de ambos os sexos, maiores de 18 anos. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário estruturado contendo perguntas fechadas para avaliar o conhecimento prévio dos participantes sobre Suporte Básico de Vida. Em seguida, foi realizado um curso de capacitação em primeiros socorros como parte de uma estratégia de formação continuada. Após a intervenção, o mesmo questionário foi reaplicado para verificar a evolução do conhecimento dos participantes e a eficácia da capacitação. A análise dos dados revelou que, após a formação, a maioria dos profissionais demonstrou aprimoramento teórico e qualificou-se para prestar atendimento em situações emergenciais, reforçando a importância da educação continuada na área de primeiros socorros.
References
CARDOSO, Telma Abdalla de Oliveira. Manual de Primeiros Socorros. Rio de Janeiro: Ministério da Saúde, 2003. 206 p. Brasil, Ministério da Saúde.
CASELLA, Erasmo Barbante; MÂNGIA, Cristina MF. Abordagem da crise convulsiva
aguda e estado de mal epiléptico em crianças. J Pediatr (Rio J), v. 75, p. 197-206, 1999.
CAVALCANTE, José Lenildo. Avaliação do nível de conhecimento em primeiros
socorros de acadêmicos do curso de educação física da UFRN. Monografia (Bacharelado
em Educação Física) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2015.
CHESTER, J. G.; RUDOLPH, J. L. Vital signs in older patients: age-related changes.
Journal of the American Medical Directors Association, v. 12, n. 5, p. 337-343, 2011.
FALCAO, L. F. R; FEREZ, D; AMARAL, J. L. G. Atualização das diretrizes de ressuscitação cardiopulmonar de interesse ao anestesiologista. Rev. Bras. Anestesiol. São Paulo, v. 61, n. 5, p. 624-640. set/out. 2011.
FALCÃO, L.F.R.; BRANDÃO, J.C.M. Primeiros socorros. São Paulo: Editora
Martinari, 2010.
Fundação Oswaldo Cruz. FIOCRUZ. Vice Presidência de Serviços de Referência e Ambiente. Núcleo de Biossegurança. NUBio. Disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/manuais/biosseguranca/manualdeprimeirossocorros.pdf. Acesso em: 11 nov. 2021.
GARCIA, S. B. Primeiros socorros: fundamentos e práticas na comunidade, no esporte e
ecoturismo. São Paulo: Atheneu, 2005. 178 p.
GONZALEZ, M.M et al. I Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados
Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arq. Bras.
Cardiol., São Paulo, v. 101, n. 2, supl. 3, Aug. 2013.
INTERNATIONAL LIAISON COMMITTEE ON RESUSCITATION. 2020 International Consensus on Cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care Science With Treatment Recommendations. Circulation. 2020;142(suppl 1): In press.
MIECZNIKOWSKI, R.; LEITE, S. S. Reanimação cardiopulmonar. Revista Residência
Médica, v. 1, n. 3, 2006.
PEREIRA, W. A.P.; DA SILVA LIMA, M. A. D. A organização tecnológica do trabalho
no atendimento pré-hospitalar à vítima de acidente de trânsito. Ciência, Cuidado e
Saúde, v. 5, n. 2, p. 127-134, 2008.
SANTOS, J.F. Condutas imediatas: O que fazer antes do médico chegar? Natal:
[s.n.], 2004.
SIEBRA, P. A.; OLIVEIRA, J. C. A disciplina primeiros socorros no mapa curricular do curso de educação física da universidade regional do Cariri: uma proposta de inclusão.2010
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The copyright of the published articles will be transferred to the Uniaaraguaia Magazine, allowing its subsequent reproduction as transcription and with due citation of source. In the event of acceptance and before the publication of the article, the plaintiff (s) shall write a statement formally transferring copyright to the magazine.
The author may also print and distribute copies of his article, provided that he mentions that the rights belong to the Uniaaraguaia Magazine.
Author rights include the right to reproduce in full or partly by any means, distribute this article, including figures and photographs.
By submitting originals to the Uniaaraguaia magazine, the author or authors express agreement with the following terms:
a) Authors maintain copyright and grant Uniaraguaia magazine the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution license that allows the sharing of work with recognition of the authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-expiration distribution of the work version published in this magazine (eg publish in institutional repository or as book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and are encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) to any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work.