A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS NO ATUAL CONTEXTO DE ENSINO DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Authors

  • Márcio Evaristo Beltrão

Keywords:

Prática reflexiva, professor crítico-reflexivo, ensino significativo.

Abstract

A docência é a uma prática que sempre exigiu bastante observação de todos os profissionais envolvidos no
processo de ensino-aprendizagem, por estar diretamente relacionada ao desenvolvimento cognitivo das pessoas.
Com isso, cobra-se do professor um constante aperfeiçoamento de seu trabalho tanto dentro quanto fora da sala
de aula. Desta forma, Schön (1992) nos afirma que a reflexão no exerício docente se torna de fundamental
importância para o desenvolvimento profissional do professor e sua formação continuada. Com o avanço dos
estudos acerca de formação de professores, observou-se que não basta apenas refletir sobre sua prática, é preciso
analisá-la de forma crítica e intervir afim de que se possa fazer uma mudança significativa tanto na escola quanto
na sociedade em que vivemos. Nesse contexto, surge então o professor como intelectual crítico, superando o
perfil reflexivo e passando a agir de forma ativa no processo de ensino-aprendizagem, o avaliando de forma
crítica e fazendo as intervenções necessárias para a sua reconstrução social. Este artigo é o resultado de uma
pesquisa sobre as teorias que envolvem o processo de formação do professor reflexivo e crítico-reflexivo, tendo
como objetivo diferenciar ambos os perfis, mostrar as operações que envolvem o processo de cada um e expor a
importância da reflexão crítica na formação de um profissional da educação. Este estudo caracteriza-se por uma
pesquisa qualitativa e teve como participantes três professores de Inglês dos Ensinos Fundamental e Médio de
uma escola pública. Os resultados da pesquisa evidenciaram a importância dos professores saberem diferenciar o
perfil reflexivo em relação ao crítico-reflexivo, para que possam observar a eficácia de cada um no atual
contexto socioeducativo

Issue

Section

Produções do Núcleo de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação - NEPPG - Período de 2011-2014 - Edição Especial