A INFLUÊNCIA DOS LÍQUIDOS DE INUNDAÇÃO NA DEFORMAÇÃO DE "LINERS" COMPACTADOS
Keywords:
Resíduos Sólidos, Solos compactados, Líquidos de inundação, Colapso de solos.Abstract
Usualmente, a preocupação com o lançamento ou disposição de efluentes diretamente sobre o solo se restringe à degradação dos recursos naturais, representada por contaminação e poluição do solo e de mananciais superficiais e subterrâneos, havendo pouco interesse na influência de tais materiais no comportamento mecânico dos solos. O colapso do solo pode ser conceituado como uma deformação provocada pelo seu umedecimento sem que haja variação de sobrecargas. Neste contexto, têm surgido pesquisas que visam a verificação do potencial de deformação dos solos pelos líquidos de inundação simulando o chorume, bem como o estudo de comportamento mecânico do solo sob a ação desse processo de disposição. O foco da pesquisa foi verificar como a interação solo-líquido de inundação irá produzir possíveis potenciais de deformação. Foram realizados ensaios de caracterização geotécnica de solos, em laboratório, além dos ensaios de compressão edométrica (adensamento), índices de consistência, granulometria e expansão livre nos solos com diferentes líquidos de inundação (esgoto bruto, água destilada, soluções preparadas a base de água destilada foram água sanitária 15% e sabão em pó 15%). Os resultados de caracterização indicam que o solo em estudo trata-se de um típico solo silto arenoso do DF. Os resultados dos ensaios mostram que os líquidos de inundação possuem características que podem mudar as ligações cimentíceas. Quando contaminado com água sanitária e sabão em pó, houve um aumento no limite de liquidez comparado com o valor do solo no estado natural de 7,78 e 5,21%. Quanto ao limite de plasticidade houve um decréscimo de 23,66 para 20,98 e 21,76 %. Com o esgoto quase houve um alteração no LL e LP. Consequentemente, essa alteração dos Limites de Atterberg foi observado devido mudanças do potencial de hidrogênio e pela presença de sódio na água sanitária e no sabão em pó. Já no ensaio de resistência, a solução de água sanitária apresentou potenÂcial de colapso igual a 11,06%, 6,87% superior ao da água destilada. A solução de sabão em pó resultou em potencial de colapso de 9,42%, 5,23% a mais que o da água destilada. O acréscimo pode ser atribuído à presença de hidróxido de sódio em suas composições, pois se sabe que o sódio tem efeito desagregador da estrutura do solo e ao potencial de hidrogênio por serem maior que os demais líquidos. Esses ensaios foram importantes para o conhecimento, verificar a influência dos poluentes nas propriedades do solo, visto que a literatura mostra que a percolação de uma solução pelo solo pode alterar suas características geotécnicas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The copyright of the published articles will be transferred to the Uniaaraguaia Magazine, allowing its subsequent reproduction as transcription and with due citation of source. In the event of acceptance and before the publication of the article, the plaintiff (s) shall write a statement formally transferring copyright to the magazine.
The author may also print and distribute copies of his article, provided that he mentions that the rights belong to the Uniaaraguaia Magazine.
Author rights include the right to reproduce in full or partly by any means, distribute this article, including figures and photographs.
By submitting originals to the Uniaaraguaia magazine, the author or authors express agreement with the following terms:
a) Authors maintain copyright and grant Uniaraguaia magazine the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution license that allows the sharing of work with recognition of the authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-expiration distribution of the work version published in this magazine (eg publish in institutional repository or as book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and are encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) to any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work.