ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE SISTEMÁTICA VEGETAL: CONSTRUÇÃO DE UM JARDIM VERTICAL BASEADO NOS CLADOS ROSÍDEAS E ASTERÍDEAS (APG III)
Keywords:
Cerrado, ensino- aprendizagem, nativas, exóticasAbstract
Especialmente nas duas últimas décadas, o ensino da Sistemática Vegetal, teve avanços impressionantes, tanto pelo incremento de análises cladísticas como pela aplicação de técnicas moleculares. Mesmo com a realização de práticas com uso de recursos de laboratórios analisando exemplares de plantas e dos seus constituintes, observa-se o desinteresse dos alunos por esse conteúdo. Muitos reclamam a necessidade de conhecer a planta no seu próprio ambiente. Mas nem sempre isso é possível. Assim são importantes metodologias que possam transformar o dia-a-dia em sala de aula em um espaço prazeroso de descobertas, e ir mais além da sala de aula para o espaço aberto, interagindo com o objeto de estudo, neste caso, as plantas. Este trabalho teve como objetivo geral mostrar que os conteúdos da Sistemática Vegetal podem ser apreendidos de forma significativa quando realizados fora do ambiente de sala de aula, promovendo a motivação e a participação dos alunos através da construção do conhecimento de maneira contextualizada e divertida, através da montagem de um jardim didático. Para construir o jardim foram utilizadas garrafas pet, organizadas em oito colunas e oito linhas. Cada coluna representa uma ordem dentro dos clados Rosídeas e Asterídeas e as linhas as famílias de maior importância tanto econômica como medicinal. Os alunos foram divididos em oito grupos e cada grupo ficou responsável por selecionar, plantar, identificar, nomear e classificar as espécies, mostrando diferenças da flora nativa do Cerrado e exótica, dando ênfase à morfologia vegetal, nomes populares, utilizações reconhecidas popularmente aliadas ao conhecimento científico, importância ecológica e outros aspectos que agregassem valor a flora do Cerrado na perspectiva do desenvolvimento sustentável. A confecção do jardim didático mostrou"“se uma alternativa importante para o ensino aprendizagem do Sistema APG III. Dessa forma, os estudantes puderam identificar as espécies, relacionar com aquelas presente no seu dia-a-dia, e alguns estudantes também indicaram o seu uso como plantas medicinais. Além disso, o jardim didático permitiu aos estudantes desenvolver aspectos cognitivos e a personalidade, estreitar laços de amizade e afeição promovendo a socialização, uma vez que o trabalho em grupo traz motivação e estimula a criatividade.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The copyright of the published articles will be transferred to the Uniaaraguaia Magazine, allowing its subsequent reproduction as transcription and with due citation of source. In the event of acceptance and before the publication of the article, the plaintiff (s) shall write a statement formally transferring copyright to the magazine.
The author may also print and distribute copies of his article, provided that he mentions that the rights belong to the Uniaaraguaia Magazine.
Author rights include the right to reproduce in full or partly by any means, distribute this article, including figures and photographs.
By submitting originals to the Uniaaraguaia magazine, the author or authors express agreement with the following terms:
a) Authors maintain copyright and grant Uniaraguaia magazine the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution license that allows the sharing of work with recognition of the authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-expiration distribution of the work version published in this magazine (eg publish in institutional repository or as book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and are encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) to any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work.