CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DO RIO MEIA PONTE EM GOIÂNIA, GO
Palabras clave:
Conflitos de uso, Urbanização, Mata ciliarResumen
A formação vegetal das margens dos rios é essencial para minimizar impactos ambientais, para manter o equilíbrio ambiental e para o funcionamento dos ecossistemas. Em Goiás, o rio Meia Ponte é responsável pelo abastecimento hídrico da capital, além da agropecuária, indústria e de outras cidades que o abrange. Em Goiânia, este rio é protegido pela Lei complementar 171/07, estabelecida no Plano Diretor do muniípio. Porém, nem sempre essa legislação é cumprida, comprometendo a qualidade do manancial hídrico, bem como todo o meio ambiente e populações envolvidas. Nesse sentido, objetivou-se identificar e quantificar a vegetação densa e a área convertida existentes na Área de Preservação Permanente (APP) do rio Meia Ponte no muniípio de Goiânia, Goiás. Foram empregadas técnicas de interpretação de imagem e inspeção visual utilizando as imagens satelitárias de alta resolução do Google Satélite e a base cartográfica do Mapa Urbano Básico Digital de Goiânia. As áreas convertidas e de vegetação densa foram vetorizadas, quantificadas e validadas com a imagem do sensor MSI do satélite Sentinel 2A. A APP do rio Meia Ponte em Goiânia possui 6,6 km², sendo que cerca de 42,4% encontram-se ocupadas principalmente por pastagens, ocupações urbanas e cultivos agrícolas. Validações utilizando imagens aéreas evidenciam as ocupações irregulares em diversos pontos do muniípio.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado