MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO: PONDERAÇÕES ONTOLÓGICAS E EPISTEMOLÓGICAS
Resumen
No presente estudo, destaca-se a Teoria do Materialismo Histórico Dialético à luz da compreensão da teoria e revolução científica realizada por Marx. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Bibliográfica, de natureza qualitativa, por meio de uma revisão da literatura espeífica para composição do aporte teórico acerca da Teoria do Materialismo Histórico Dialético. Trata-se de método crítico teórico que contribui substancialmente para o desenvolvimento de pesquisas educacionais, numa perspectiva emancipatória e contra hegemônica quando se trata de propor explicações e criar estratégias de enfrentamento aos retrocessos advindos das concepções neoliberais e gerencialistas do processo de definições das políticas públicas, sobretudo, as educacionais.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado