TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: LIMITES E PERSPECTIVAS NA CONSTRUÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO

Autores/as

Resumen

A reflexão apresentada no artigo perpassa o ensino híbrido e seus desafios no trabalho docente no Ensino Superior como uma possibilidade para se pensar a realidade tanto de formação quanto de atuação docente perante o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDICs no processo de ensino-aprendizagem. Em suma, essa temática é importante devido sua intensidade no processo educacional incentivada pelo âmbito econômico e sociopolítico, sobretudo em tempos de pandemia da COVID-19 causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Outrossim, aqui, evidencia discussões sobre o trabalho docente diante de formações acadêmicas que, a priori, visam experiências pautadas no ensino presencial e pouco vínculo com as ferramentas tecnológicas, uma vez que nem todas instituições e alunos têm acesso ao mundo virtual como uma forma de aprendizagem. Por fim, essa pesquisa pautada em um levantamento bibliográfico e em narrativas docentes com abordagem qualitativa visa problematizar e analisar os desafios entrelaçados nas potencialidades desse período tecnológico na qual a sociedade está inserida.

Biografía del autor/a

Eloane Aparecida Rodrigues Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestra em Ciências Sociais e Humanidade pela Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Anápolis, Especialista em Psicopedagogia, Graduada em História e Pedagogia. Atuação como docente nos cursos de Arquitetura e Urbanismo na área de Estudos Críticos: História, Arte e Cultura, Metodologia Científica e Projetos Interdisciplinares [área da saúde, agrárias e engenharias] na Faculdade Una de Catalão/GO. Atuação como docente no curso de Pedagogia nas disciplinas em Estágio e Orientação de TCC [Trabalho de Conclusão de Curso] no Instituto de Pesquisa e Ensino de Catalão. Além disso, atuei como tutora e posteriormente como Coordenação de TCC no curso de Especialização de Ensino Interdisciplinar em Infância e Direitos Humanos na Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. Área de Pesquisa: Formação de Professores; Letramento Cultural; História Cultural; História Regional com estudos voltados para manifestações culturais.

Publicado

2021-12-09

Número

Sección

Dossiê Docência Universitária