CONTRIBUIÇÕES DE GASTON BACHELARD PARA PENSARMOS A FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumen
Neste artigo, discute-se um modo de refletir sobre a formação docente que abarca a dimensão do sensível e do imaginário, a partir da perspectiva teórica da fenomenologia de Gaston Bachelard. Analisa-se, ainda, com aporte em Susan Sontag, como artistas apreendem as mudanças na sociedade e desvelam em suas obras o confronto com a mortalidade, o sofrimento, o desespero, a desigualdade, a solidariedade e a esperança, em cenas e cenários de pandemias e endemias que têm assolado o mundo. Afirma-se que a formação do professor deve ter um sentido de metamorfose, em busca de uma transformação que atenda às solicitações de uma nova ontologia escolar. Para alcançar essa mudança, é necessário recorrer à imaginação criadora e ao devaneio, como o fazem os artistas que idealizam seres e concebem um mundo.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado