A PERCEPÇÃO DOS PEDAGOGOS SOBRE OS CONCEITOS E MÉTODOS DO ESQUEMA CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumen
A pesquisa teve como objetivo descrever e analisar como os professores da rede privada e pública percebem o trabalho sobre noção de esquema corporal na educação infantil. Esta pesquisa se justifica em verificar como os profissionais da primeira fase da educação básica trabalham com o esquema corporal em sala de aula. Serão apresentadas propostas teóricas de
diversos autores, como: Wallon (1973), Le Boulch (1982) dentre outros. O estudo em pauta foi realizado através da abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e de campo com aplicação de questionário. Assim, a aplicação de questionário foi realizada em duas instituições de educação infantil, sendo uma privada (com 7 respondentes) e uma pública (com 5 respondentes). Os resultados desta pesquisa demonstraram que outros estudos que proponham modelos de intervenções para ensino do esquema corporal sejam desenvolvidos na educação infantil, e principalmente a sistematização de conceitos que possam ser apresentados no PPP para o desenvolvimento de metodologias pelos docentes que contemplem este tema tão importante.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado