A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA VAREJISTA
Palabras clave:
Autoridade. Características. Cultura organizacional.Resumen
O bom desempenho de uma organização está baseado também no bom desempenho de um líder e que consequentemente influencia os seus liderados, ambos com o mesmo propósito, que é alcançar bons resultados. Um contexto organizacional pode ser influenciado por fatores tanto internos quanto externos e que afeta a sua atuação, a dinâmica do líder neste cenário é essencial para gerir os processos e o pessoal que é parte fundamental de uma organização, pois o seu poder de influência e decisões impacta nos resultados da mesma. O artigo teve por objetivo analisar o papel e a importância do líder no contexto organizacional e o impacto de sua influência no desenvolvimento da mesma. O embasamento teórico foi fundamentado e apoiado nas teorias dos autores como Venâncio (2017); Leiteet al.(2019), dentre outros. O presente estudo apresenta o conceito, os tipos de liderança e suas competências e aborda a metodologia qualitativa, contando com o estudo de caso de caráter descritivo. Os resultados obtidos demonstram que não existe um tipo de líder ideal predominante, o mesmo deve se adequar a situação e desenvolver competências, e que a influência do líder no contexto organização impacta diretamente no desenvolvimento e por consequência propicia ganho ou prejuízo para a mesma.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado