PROJETO MINERVA: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA VIA RÁDIO NO GOVERNO MILITAR EM UBERLÂNDIA (1970 "“ 1989)

Autores/as

Palabras clave:

Projeto Minerva, Rádio, Educação de jovens e adultos.

Resumen

O presente artigo tem como finalidade analisar a utilização do rádio, enquanto veículo de comunicação de grande alcance, para um projeto de educação à distância denominado Projeto Minerva, especificamente no âmbito de Uberlândia (MG) no período de 1970 a 1989. Tal Iniciativa fortemente divulgada pelo Governo Militar buscava atender aqueles que não haviam completado o ensino de primeiro e segundo graus. Além disso, buscamos compreender as perspectivas em relação ao curso radiofônico ofertado, bem como o alcance de tal medida no processo de aprendizagem desses sujeitos. Trata-se de pesquisa bibliográfica, na qual utilizamos análise crítica de fonte, descrita por Certeau ([1975]/2022) como operação historiográfica.

Biografía del autor/a

Vitor Hugo de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando em História e Historiografia da Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Possui Mestrado Profissional na linha TIC - Tecnologia e Interfaces da Comunicação (2017) e Graduado em Direito. Gestor pela Diretoria de Comunicação da UFU das Rádios Universitárias (Uberlândia, Ituiutaba e Monte Carmelo).

Marco Antonio de Santana, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2022). Possui Mestrado Acadêmico em Direito Público (2014) e Especialização em Direito Tributário (2010), ambos pela PUC Minas, Belo Horizonte/MG. Graduado em Direito - PUC Minas (2009), Pedagogia (2017) e História (2022). Atua e possui interesse nos seguintes temas: História e Historiografia da Educação; Política e Financiamento/custeio da Educação. Direito Público e Educacional. Literatura modernista. Análise do discurso.

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Publicado

2023-01-17

Número

Sección

Artigos