A REPRESENTAÇÃO DOS CIGANOS NO CINEMA DOCUMENTÁRIO: IMAGENS DO PASSADO REFLETIDAS NO PRESENTE
Palabras clave:
Representação, Ciganos, EstereótipoResumen
Este artigo busca compreender como as representações dos ciganos no cinema documentário brasileirocontemporâneo dialogam com as representações sociais da etnia presente nos relatos históricos até oinício do século XX. E a partir disto, entender de que forma os discursos desenvolvidos constituem umtermômetro para compreensão da organização social vigente. Esta reflexão analisa as experiênciasaudiovisuais de curta-metragem de Alice Lanari (Escuta, Gajon) e Luciana Sampaio (Diana e Djavan: ocasamento cigano).Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado