CONJECTURAS PARA COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA TEORIA DE VASILI DAVYDOV
Palabras clave:
Teoria de Davydov. Ensino Desenvolvimental. Psicologia da Educação Matemática. Ensino e aprendizagem em Matemática.Resumen
Este trabalho tem como princípios a Psicologia da Educação Matemática - Teoria do Ensino Desenvolvimental inaugurada pelo psicólogoy Vasili Davydov, sendo um desdobramento da teoria de Lev Vygotsky com ênfase nos conhecimentos científicos e conhecimentos empíricos para o ensino e aprendizagem em Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de pesquisa qualitativa e investigativa para compreender a matemática como uma ciência que precisa ser interiorizada pelo estudante. Ressalta-se a necessidade da organização do ensino de forma intencional e estruturada para o desenvolvimento cognitivo do estudante, com ações intermediadas pelo professor.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado