VERIFICANDO COMO PESQUISADORES LIDAM COM AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Palabras clave:
Pesquisa acadêmica, Desenvolvimento Tecnológico, Tecnologias de Informação e ComunicaçãoResumen
As pesquisas científicas e o avanço da literatura contribuem muito para a melhoria da qualidade de vida da sociedade em diversas áreas. No entanto, com o aumento do número de pesquisas, isso levou a um mercado competitivo, onde os pesquisadores devem se esforçar para apresentar resultados superiores em prazos mais curtos para se destacar. Para isso é relevante que se apliquem tecnologias da informação e comunicação, entretanto muitos pesquisadores têm dificuldades para a aplicação de tais ferramentas. O objetivo geral deste trabalho é desenvolver um instrumento de pesquisa que possa diagnosticar as habilidades de pesquisadores de diferentes áreas científicas em relação as tecnologias emergentes e estabelecidas. Foi realizada uma revisão de literatura que possibilitou a compilação de dados, construção de quesitos e formulação de instrumento de pesquisa. Este foi disponibilizado através da internet para testes e enviado à alguns pesquisadores para diagnosticar se há um abismo entre tecnologias da informação e pesquisas científicas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado