O USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO RECURSO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO EM CENTRO DE ENSINO PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO MARANHÃO

Autores/as

Palabras clave:

Jogos, Atividades lúdicas, Jovens e adultos, Evasão escolar, Tecidos biológicos.

Resumen

Atividades lúdicas agem como instrumento de ensino para o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos. A relevância social se dá por meio das interações com os colegas a partir da efetuação de jogo didático, envolvendo a aprendizagem e o conhecimento. Este estudo é um relato de caso na aplicação do jogo "Conhecendo o tecido muscular" como recurso pedagógico no ensino de Biologia a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola C. E. Reitor Ribamar Carvalho, muniípio de Codó-MA. Além disso, foi aplicado um questionário aos alunos a fim de avaliar a dinâmica e o resultado deste no ensino de Biologia. Ao todo participaram do estudo 22 (vinte dois) alunos, com idade entre 18 e 38 anos. A aplicação foi avaliada de maneira positiva na transmissão do conteúdo didático aos alunos. Foram observados diversos momentos de descontração ao final da aula, quando os alunos se sentiram mais estimulados a conversar e se questionar sobre o conteúdo. Em um cenário de educação para jovens e adultos, jogos educativos proporcionam uma possibilidade de comunicação e interação entre os membros da comunidade escolar. A ação do professor na escolha da metodologia a ser aplicada, material e organização em sala de aula para o EJA é de suma importância no decorrer do processo de aprendizagem, principalmente, em um contexto de evasão escolar e retomada do ensino.

Biografía del autor/a

Luiz Felipe Iniesta, Universidade Federal do Maranhão

Bacharel em Ciências Biológicas (2014) e Mestre em Ecologia Aplicada (2016) pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, Doutor em Zoologia pela Universidade de São Paulo - USP (2020), Pós-doutor em Zoologia (2021), com habilitação em Licenciatura para Biologia (2022).

Nayara Mayra Rocha, Universidade Federal do Maranhão,

Graduação em Ciências da Natureza (UFMA).

Publicado

2023-10-09

Número

Sección

Artigos