PERCEPÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE BIODEGRADÁVEIS PELOS ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CÂMPUS ÁGUAS LINDAS DO IFG

Autores/as

  • Stefhanie Silva Pedrosa
  • Leonardo Ramos da Silveira Instituto Federal de Goiás - IFG
  • Renato Welmer Veloso Instituto Federal de Goiás

Palabras clave:

Biodegradáveis, meio Ambiente, educação ambiental.

Resumen

Os materiais biodegradáveis são aqueles cuja composição é feita por elementos orgânicos e cuja decomposição ocorre no meio ambiente em um curto espaço de tempo. Sendo assim, o tempo de biodegradação por microrganismos é um fator determinante para que o material seja classificado como biodegradável ou não, e se este tempo se resume a semanas ou meses, a resposta para a biodegradabilidade é positiva. Os objetivos da biodegradação é realizar o processo de decomposição mais rapidamente, sem prejudicar o meio ambiente. Por isso, este trabalho de conclusão de curso busca trazer conhecimento sobre o assunto, buscando minimizar a despreocupação com a problemática citada, juntamente com a pesquisa bibliográfica buscando nortear o contexto do projeto através dos artigos estudados. Neste contexto que o presente trabalho teve por objetivo avaliar a percepção da utilização de biodegradáveis pelos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas do Câmpus Águas Lindas de Goiás do IFG, buscando compreender as opiniões, percepções e pensamentos dos alunos em torno do tema. Nos resultados após aplicação de questionários, os estudantes puderam captar aspectos sobre produtos biodegradáveis e vantagens da utilização de produtos biodegradáveis e nas possibilidades que esses materiais oferecem ao meio ambiente e aos seres humanos. Portanto, ações de conscientização ao uso de produtos sustentáveis devem ser implementadas continuamente para promover a redução da poluição e contribuir com a redução do lixo nas cidades.

Biografía del autor/a

Stefhanie Silva Pedrosa

Licenciada em Ciências Biológicas, tem experiência da área de biologia.Mestranda em Botânica Aplicada, pela Universidade Estadual de Montes claros.

Leonardo Ramos da Silveira, Instituto Federal de Goiás - IFG

Engenheiro Ambiental, professor Doutor do Instituto Federal de Goiás, tem experiência na área de saneamento, impactos ambientais e legislação ambiental, e ciências ambientais

Renato Welmer Veloso, Instituto Federal de Goiás

Engenheiro Ambiental, professor Doutor do Instituto Federal de Goiás, tem experiência na área de  microbiologia ambiental, meio ambiente e saúde, planejamento, gestão ambiental, geoprocessamento e recuperação de áreas degradas.

Publicado

2023-10-09

Número

Sección

Artigos