A IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO DA COMUNICAÇÃO EM LIBRAS NO ATENDIMENTO AO DEFICIENTE AUDITIVO EM SERVIÇO DE SAÚDE
Palabras clave:
Enfermagem, Deficiência, SurdezResumen
Indivíduos com limitação auditiva têm seu processo comunicativo prejudicado. Mesmo amparado por lei, e umpais cada vez mais preocupado com a exclusão social, ainda existe a necessidade de mudanças principalmentenas áreas educacionais e de saúde. Procurou-se explorar aspectos da comunicação da enfermeira com osdeficientes auditivos. O estudo descritivo foi realizado em hospitais de Brasília mediante entrevistas abertas. Osenfermeiros perceberam que é difícil a comunicação com o deficiente auditivo, embora algumas tenhamdesempenho satisfatório. Nesse processo, algumas preferiram utilizar tanto a comunicação não verbal, pormímica e leitura labial, como a comunicação verbal oral e escrita. Outras utilizaramm o acompanhante,quebrando o sigilo da consulta. Para aperfeiçoar a comunicação, sugere-se o preparo profissional na graduação ecursos de LIBRAS uma vez que pode-se concluir que existe dificuldade da enfermeira em se comunicar com odeficiente auditivoDescargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado