DINÂMICA TEMPORAL (2001-2021) DA FRUTICULTURA NO ESTADO DE ALAGOAS
Palabras clave:
Produção Agrícola, Rendimento, Variabilidade Produtiva.Resumen
A fruticultura é uma atividade de grande importância econômica e social para muitas regiões no mundo, inclusive para o Brasil, país que figura como terceiro maior produtor mundial de frutas. No país, o Nordeste é uma das principais regiões produtoras, destacando-se o estado de Alagoas por seu potencial para essa atividade. Nesse sentido, esse estudo objetivou analisar a dinâmica temporal das principais culturas frutíferas produzidas em Alagoas, no período de 2001 a 2021, buscando-se assim, subsidiar estratégias de fortalecimento desse segmento produtivo. Dados produtivos de dez culturas frutíferas (banana, coco, goiaba, laranja, limão, manga, mamão, maracujá, abacaxi e melancia) produzidas no estado foram extraídos do banco de informações da Produção Agrícola Municipal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, utilizando-se para isso o Sistema de Recuperação Automática (SIDRA). Forte dinamismo foi observado para as variáveis analisadas das principais frutíferas produzidas em Alagoas no período 2001 a 2021. As maiores áreas colhidas no estado são com coco, banana e laranja, com áreas superiores a 3.000 hectares anuais. A banana se destacou pela maior quantidade produzida, especialmente em 2021, quando atingiu uma produção de 112.404 toneladas. Ao fim do período em monitoramento, a produtividade de todas as culturas avaliadas foi inferior ao rendimento observado para a região Nordeste e para o Brasil. Diante da importância da fruticultura para Alagoas, bem como do potencial de expansão desse segmento, verifica-se a necessidade da adoção de estratégias que busquem melhorias produtivas para a fruticultura alagoana.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado