ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE LAJES, VIA ANALOGIA DE GRELHA.
Palabras clave:
Analogia de Grelha, Deslocamento, Lajes MaciçasResumen
Objetivou-se por meio deste estudo avaliar as flechas produzidas por lajes de diferentes dimensões utilizando um software, que tem como princípio a analogia de grelhas equivalentes. Analisou-se três lajes maciças e de concreto, a fim de obter os deslocamentos adotou-se o programa computacional Grelhas Equivalentes, os valores encontrados foram comparados com referenciais analíticos. Como por meio do software não é possível se escolher os apoios adotados para os cálculos da laje, e este é um fator que pode influenciar os valores das flechas, os referenciais analíticos foram calculados considerando a adoção de diferentes tipos de apoio, e o método de ábaco por vinculações de lajes. Com base nos resultados apresentados, o software de análise de deslocamentos em lajes maciças obteve valores dentro dos limites de 15% estabelecidos para este estudo, em pelo menos um dos métodos de cálculo. Na Laje 1 isolada, houve uma diferença de 12% entre o valor analítico de referência e o valor gerado pelo software, mas ao aplicar o método do ábaco de vinculação de lajes, para a mesma laje interligada o erro foi reduzido para 4,65%. Na Laje 2, o método de ábacos por vinculação de lajes resultou em um erro de 13,33%, enquanto na L3, o método de cálculo bi apoiado resultou em um erro de 4,72%. No entanto, em nenhum dos casos, os valores de deslocamento obtidos pelo software foram próximos aos valores analíticos que adotaram o engaste como um dos apoios. Em geral, o software foi útil para análise de deslocamentos em lajes maciças, mas é necessário melhorias e mais dados para obter resultados mais precisos e confiáveis
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado