FUNDAMENTANDO O ETNOCONHECIMENTO E AS DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA
Palabras clave:
Etnoconhecimento, Educação do Campo, Educação Quilombola.Resumen
Este artigo apresenta recortes de uma pesquisa de mestrado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Tocantins (PPGE/UFT). A intenção neste artigo é fomentar os conceitos, fundamentos e aspectos do Etnoconhecimento, da Educação do Campo e da Educação Quilombola. Foi necessário fundamentar-se em bases teóricas por meio de estudiosos como: Miranda (2007), Nascimento (2013) e, de Rocha (2014); Arroyo, Caldart, Molina (1998), dentre outros. Assim, esse estudo ocorreu por uma abordagem qualitativa, sendo de natureza básica e foi possível por meio da pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica. Contudo, possível fomentar uma discussão do Etnoconhecimento e os aspectos da Educação do Campo e da Educação Quilombola, além de tecer algumas considerações a respeito desses três conceitos apresentados neste artigo.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado