EFEITO DOS MÉTODOS DE CORREÇÃO DA TRABALHABILIDADE NA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO AXIAL DE CONCRETO
Palabras clave:
Concreto, Trabalhabilidade, Superplastificante, Relação água/cimento, Resistência à compressão.Resumen
Fatores como a temperatura e umidade relativa do ambiente, condições dos agregados e agitação do misturador favorecerem a evaporação de parte da água de amassamento do concreto e são responsáveis pela redução da trabalhabilidade ao longo do tempo. Para correção da trabalhabilidade do concreto no momento do lançamento nas formas algumas concreteiras tem utilizado a adição de água, superando a quantidade definida no traço inicial e comprometendo a resistência à compressão axial do concreto, sendo recomendado nestes casos o uso de aditivos químicos. Este estudo avalia a correção de trabalhabilidade de um traço de concreto dentro de um intervalo de tempo de 240 minutos, entre o início do amassamento e o lançamento, quando utilizada a adição de água ou o uso de um aditivo superplastificante, sendo comparados os efeitos na resistência à compressão axial dos concretos. Os resultados demonstraram pouca variação na perda de trabalhabilidade entre os métodos de correção. O uso de aditivo superplastificante demonstrou possibilidade de utilização do concreto após o tempo limite estipulado pela norma brasileira, evitando alterar a relação água/cimento estipulada pelo traço de concreto e acarretando em menor redução da resistência à compressão axial.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 REVISTA UNIARAGUAIA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado