INSÔNIA ENTRE MULHERES NA MATURIDADE INTEGRANTES DO PROJETO AMORA´S
Palabras clave:
Insônia, Climatério, Menopausa, Fisioterapia.Resumen
Identificar a presença do distúrbio do sono, em mulheres durante o período do climatério e menopausa integrantes do Projeto de Extensão AMORA´S "“ Assistência à Saúde da Mulher na Maturidade. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, quantitativo e de caráter transversal. Desenvolvido na Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba, pelo Projeto de Extensão AMORA´S, junto ao Projeto de Iniciação Científica, referente ao semestre 2022.1 e 2022.2, submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa, registrado sob o nº CAAE: 58367422.1.0000.5188. Foi aplicado um instrumento de autoavaliação climatérica no qual continha um questionário sociodemográfico e em seguida a Escala de Insônia de Atenas. Utilizou-se estatística descritiva (média, frequência, porcentagem). A amostra contou com 18 mulheres, faixa etária entre 42 e 69 anos, 61,1% pardas, 50% casadas, 72,3% católicas, 38,8% temo curso superior 77,7% não estavam trabalhando, 38,9% têm um salário-mínimo. Quanto ao IMC, 61,1% das mulheres estão acima do peso, com obesidade tipo I. Foram encontrados em 11 mulheres sintomatologia referente ao TS-I, correspondendo a 55% das integrantes, corroborando com a literatura evidenciando a propensão das mulheres ao problema durante o climatério e menopausa, demonstrando a necessidade de cuidados relacionados à saúde durante essa fase do ciclo vital.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado