UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NAS ESCOLAS: VANTAGENS E BENEFÍCIOS DA INTEGRAÇÃO DE COMPUTADORES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores/as

Palabras clave:

Tecnologia de informação e comunicação. Ambientes virtuais. Ensino e aprendizagem.

Resumen

Este estudo tem por objetivo mostrar a conexão entre professores e alunos, destacando os benefícios do uso dos recursos das TIC no ensino para superar as dificuldades. A metodologia seguiu a linha de pesquisa de um levantamento bibliografico sobre o assunto. resultado e discussão, nesse contexto, a construção do conhecimento dá ao aluno a oportunidade de crescer e ampliar seus horizontes por meio dos recursos de informação e comunicação, e a escola não pode ficar alheia ao que está acontecendo no mundo. As escolas as vezes ignoraram as mudanças no mundo que acompanham as novas tecnologias que transformam nossos processos de comunicação, pensamento e tomada de decisão. Assim, concluiu-se que saber utilizar tais ferramentas tecnológicas e estar sempre um passo a frente de seus alunos tornou-se fundamental para esses docentes, de forma que construam alternativas para buscar alternativas de como empregá-los na sala de aula e assim também compreendê-las e dominá-las de forma favorável ao processo de ensino-aprendizagem.garantindo um aprendizado positivo.

Biografía del autor/a

Vinicius Da Silva Freitas, Universidade Estácio de Sá

Doutorando em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2022 - 2025). Doutorando em Ciências da Reabilitação pelo Centro Universitário Augusto Motta (2021 - 2024). Mestre em Ciências, Tecnologia e Educação (2020). Possui Especialização em Educação Física Adaptada a Inclusão (2021), Psicomotricidade (2021), Educação Física Escolar (2018), Especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva (2018). Graduação em Bacharelado em Fisioterapia (2021), Bacharelado em Educação Física (2021), Pedagogia (2018) e Licenciatura em Educação Física (2017). Atualmente é Professor Pesquisador no Centro Universitário Vale do Cricaré, Fisioterapeuta no Centro Multiprofissional Freitas, Professor de Educação Física da Educação Básica do Município de Presidente Kennedy/ES e Técnico Desportivo de Vôlei do Município de Piúma/ES. Já atuou como coordenador do Projeto de Reabilitação Multiprofissional para Crianças Portadoras de Necessidades Especiais, Gerente de projetos de Atividades Físicas Comunitárias. Tem experiência na área de Educação Física, desde a Área pedagógica a Reabilitação/Treinamentos, na área de Fisioterapia desde processos de prevenção a procedimentos de intervenção, na área de Pedagogia com mediação escolar e acompanhamento de alunos Portadores de Necessidades Especiais. Atualmente desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Politicas Públicas na Educação/Saúde, Formação de Professores, Psicomotricidade, Atividades Físicas Adaptadas, Reabilitação Musculoesquelética Pediátrica e Adulto, Saúde do Trabalhador/Ergonomia. 

Itamar Teodoro de Faria, Universidad Tecnológica Intercontinental

Doutorado em andamento em Ciências da Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (PRG). Doutorado em História (incompleto) na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Franca. Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Especialização em Docência do Ensino de Antropologia (2021). Graduação em Filosofia (em andamento). Graduação erm Sociologia (em andamento). Graduado (licenciatura e bacharelado) em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Diretor Acadêmico da Unidade Acadêmica de Passos da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG/Passos, de 17/11/2017 a 31/08/2021. Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, Unidade PASSOS: Professor nos Cursos de História, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Nutrição e Serviço Social; Membro dos Núcleos Docentes Estruturantes dos Cursos de História, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Nutrição e de Serviço Social; Professor no Curso de Pós Graduação (Especialização) em Metodologia e Didática do Ensino Superior; Representante de Extensão no Conselho de Pesquisa e Extensão da Unidade; Avaliador, na Câmara de Ciências Sociais, de Projetos de Pesquisa e Extensão da Comissão de Pesquisa e Extensão; Membro da Comissão de Pós Graduação da Unidade; Orientador de trabalhos de Iniciação Científica; Trabalhos de Conclusão de Curso, Projetos de Pesquisa e de Extensão. De agosto de 2002 a dezembro de 2014 foi docente das FACULDADES INTEGRADAS DO SUDOESTE MINEIRO, mantida pela FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE PASSOS (FESP), campus associado à Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), atuando nos Cursos de Administração, Tecnologia em Gestão Comercial, História, Comunicação Social, Nutrição e Serviço Social; Foi Presidente da Comissão Própria de Avaliação da Faculdade de Comunicação Social Social e da Faculdade de Serviço Social de Passos; Membro do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos de Comunicação Social , Nutrição e de Serviço Social de Passos; Membro da Comissão Permanente de Avaliação e Coordenador do Núcleo Rondon FESP, ambos da Coordenação de Pesquisa e Extensão da Fundação de Ensino Superior de Passos; Membro de Comissão de Trabalho de Conclusão de Curso, dos Cursos de Comunicação Social de Passos, de Nutrição e de Serviço Social; Membro do Conselho de Pós-graduação da Coordenação de Pós-graduação da Fundação de Ensino Superior de Passos. Além da formação em História (concentração em História e Cultura) tem experiência na docência em nível superior nas área de História, Antropologia, Sociologia, Política, Filosofia e Educação. 

Claudia Angelica Soares da Costa, Universidade Estácio de Sá

Mestranda em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA - RJ), Linha de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação nos Processos Educacionais. Pesquisadora no Grupo de Investigação em Educação online e aprendizagem em rede (GIEAp), da Universidade Estácio de Sá - RJ, núcleo Luso-Brasileiro. Atualmente no exercício docência na Coordenação e magistério do Curso de Marketing da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Agenor Roris - ES; Docente de Comunicação e Imagem Institucional do Curso de Formação de Soldados (CFSd), Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Professora de Comunicação Social e Marketing na Escola de Serviço Público do Espírito Santo e Microempreendedora Individual com atuação na gestão de mídias digitais, comunicação interna e treinamento de equipes, planejamento de eventos, projetos sociais e culturais. MBA em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing - SP), MBA em Marketing Empresarial pela UFF (Universidade Federal Fluminense - RJ), Pós Graduação em Docência do Ensino Superior pela UCAM (Universidade Cândido Mendes - RJ), Especialização em Neuropsicanálise, Saúde Mental e Psicanálise, Psicoterapia e Psicopatologia do Adolescente pela Faculdade Unyleya. Graduação em Comunicação Social pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing -RJ).

Lívia Barbosa Pacheco Souza, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Gestão de Recursos Humanos (UNIJORGE 2011) e em Processos Gerenciais (UNIJORGE 2012), com MBA em Gestão de Pessoas (UNIJORGE 2013), Pós-Graduada em Direito do Trabalho (UCESP 2013), Bacharel em Administração Pública (UNEB 2014), Especialista em Gestão Pública (UNILAB 2015) e em Educação para as Relações Étnico Raciais -Aperfeiçoamento (UNIAFRO-UNILAB 2015), Especialista em Gestão Pública Municipal (UNEB 2016), Especialista em Saúde da Família (UNILAB 2018), Especialista em Educação em Gênero e Direitos Humanos (NEIM-UFBA 2019), Especialista em Gênero e Sexualidade na Educação (NUCUS-UFBA 2020) e em Gestão em Saúde (UNILAB 2020), Aperfeiçoamento em Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica (UAB-UFCE 2021) e Discente da Licenciatura Plena em Pedagogia da UNEB. Atua como Educadora Social e Redutora de Danos em ONG's e Projetos Sociais. É ativista do Movimento Negro e LGBT+. Integra o Grupo de Pesquisa: Educação, Cultura e Subjetividades (EDUCAS-UNILAB). Tem interesse em atuar como Pesquisadora dos temas: Administração e Desenvolvimento Local e Sustentável; Empreendedorismo; Políticas Públicas; Direitos Civis, Movimento e Ações Sociais; Qualidade no Serviço Público; Parceria Público Privada; Gestão de Pessoas; Saúde Pública e Coletiva; Relações Étnico-Raciais e Descolonização do Currículo Escolar; Violência, Gênero, Sexualidade, Raça e Classe; Infâncias e suas Intersecções; Educação Infantil e Políticas Educacionais; Educação Especial e Inclusiva; EJA e Educação Popular; Práticas Pedagógicas Transgressoras e Afrocentradas; Educação à Distância; Difusão do Conhecimento e Tecnologia Inteligente. 

Maurício Aires Vieira, Universidade Federal do Pampa

Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), atuando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Letras e Geografia. É coordenador atual do Curso de Licenciatura em Pedagogia (sistema UAB) e Licenciatura em Letras Ead (polos institucionais e UAB). É Coordenador Geral Adjunto da Universidade Aberta do Brasil/CAPES. Foi Assessor Especial do Núcleo Estruturante da Política de Inovação (NEPI) do Instituto Federal Goiano/SETEC/MEC. Foi Vice-Reitor da UNIPAMPA gestão 2015-2019. Atuou também como Diretor e Coordenador Acadêmico do Campus Jaguarão (2009-2014), além de coordenar cursos de graduação e pós-graduação. Autor de dois livros na área de educação ambiental e projetos educativos e de capítulos de livros na área da educação integral. Doutor em Educação (PUC/RS, 2009). Mestre em Educação Ambiental (FURG, 2002). Licenciado em Física (UFPEL, 1999). Bacharel em Direito (Anhanguera, 2022). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Portal Faculdades. Orientador, colaborador e avaliador em projetos de ensino, pesquisa e extensão em cursos de graduação e pós-graduação, que abordam temas relacionados com formação docente, gestão acadêmica universitária, processos de internacionalização, educação integral, gestão das práticas docentes, metodologia de pesquisa em educação e educação em ciências e matemática. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da UNIPAMPA. Foi integrante de vários Conselhos Municipais e estaduais do Rio Grande do Sul. Integrante voluntário da Agenda 2020/RS. Foi conselheiro do Conselho de Administração da SUFRAMA da Superintendência da Zona Franca de Manaus. Foi conselheiro titular do Consórcio CECIERJ e CEDERJ/RJ. Atualmente e Editor Associado da Revista de Estudos Interdisciplinares - REI com interesse nos estudos da educação integral enquanto política pública.

Adelcio Machado dos Santos, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento(UFSC).Pós-Doutor em Gestão do Conhecimento(UFSC).Mestre em Relações Internacionais.Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho,Gestão de Recursos Humanos;Psicopedagogia;Gestão Educacional;Supervisão,Orientação e Gestão Escolar;Arqueologia e Cultura;Coordenação Pedagógica,Saúde Coletiva;Direito Civil;Antropologia e Educação Social;Música;Auditoria e Controladoria;Antropologia Social;Segurança no Trabalho;Ciência Política;Zoologia,Metrologia,Gestão de Eventos;Design,Teatro;Ciências Sociais;Direito e Negócios Internacionais;Psicanálise Clínica;Ensino de Filosofia e Sociologia;Serviço de Saúde Coletiva;Ergonomia,Saúde Ocupacional,Ensino de Artes Cênicas;Saúde Pública; Auditoria Ambiental;Ensino de Biologia;Auditoria em Saúde;Biotecnologia;Teoria Psicanalítica;Musicoterapia;Docência em Ciências da Saúde;Psicanálise Clínica;Arte na Educação;Psicoterapias;Gestão da Tecnologia da Informação;Ensino de História e Geografia;Educação Musical;Saúde Mental;Sociologia;Neurociência;Ensino de Antropologia;Diálogo Interreligioso;Antropologia;Psicanálise;Ensino Religioso e Práticas Integrativas e Complementares.Bacharel em Direito,Ciências Econômicas,Interdisciplinar em Saúde,Jornalismo,Administração,Teologia,Ciência Política,Antropologia,Geografia,Filosofia,Sociologia;Turismo,Psicanálise; Biologia Estudando:Relações Públicas,Serviço Social e Museologia.Licenciado em Sociologia,Filosofia,Biologia,Geografia,História,Ciências Sociais,Letras,Música,Artes Visuais,Ciências da Religião e Pedagogia.Tecnólogo em Gestão Financeira,Produção Publicitária,Gestão Hospitalar,Auditoria em Saúde,Gestão do Agronegócio,Vigilância em Saúde,Gestão de Cooperativas,Agricultura,Saneamento Ambiental;Educação Social,Gestão de Segurança Privada;Agente Comunitário de Saúde e Endemias,Comunicação Institucional;Gestão de Saúde Pública;Gestão de Partidos Politicos;Saneamento Ambiental,Práticas Integrativas e Complementares,Gestão Ambiental Estudando:Psicomotricidade.Consultor do INEP(BASIS e BNI),CEE/SC e FAPESC.Assessorou a Assembleia Constituinte,Assembleia Legislativa,Tribunal de Contas,Secretarias da Educação e da Fazenda - SC.Associado:COMPED,ABRASCO,ANPUR,ABPSEC,ANPED,ANCIB,ANPEL,ANPAS,ANPAD,ABRAPCORP,ANPOM, ABRACE,ABECS,ABED,SOTER,ALAB e ANPTUR.Linhas de pesquisa:Desenvolvimento Econômico,Filosofia da Mente,Estudos Culturais,Arte e Interdisciplinaridade.Advogado(OAB/SC 4912).Economista(CORECON/SC 3840).Administrador(CRA/SC 21651).Sociólogo(MT/SC 222).Gestor Ambiental (CRQ/SC 13202039).Jornalista(MT/SC 4155).Geógrafo(CREA/SC 180776-6).Biólogo(CRBio/SC 129463/09-D).Secretário-Executivo(MT/SC 1388).Publicitário(MT/SC 380).Historiador(MT/SC 103).Estudando:Assistente Social(CRESS/SC ),Museólogo(COREM/5R),Profissional de Relações Públicas(Conrerp 4R) e Psicomotricista.Sanitarista(ABRASCO 14583).Ergonomista(ABERGO 1537).Metrologista(SBM).Astrônomo Amador(SAB).Gestor Financeiro.Turismólogo.Comunicador Institucional.Designer.Internacionalista.Gestor de Segurança Privada.Psicopedagogo.Gestor de Pessoas.Musicólogo.Gestor de Vigilância em Saúde.Psicanalista.Gestor Financeiro.Linguista.Educador Social.Cientista Político.Gestor de Partidos Políticos.Gestor de Saúde.Auditor Ambiental.Demógrafo.Gestor Rural.Auditor em Saúde.Comunicólogo.Pedagogo.Teólogo.Filósofo.Cientista da Religião.Literato.Agente Comunitário de Saúde e Endemias.Analista de Artes Visuais e Cênicas.Antropólogo.Gestor de Eventos.Teatrólogo.Gestor de Saneamento Ambiental.Terapeuta Integrativo e Complementar.Gestor Hospitalar.Gestor de Agronegócio.Gestor de Cooperativas.Geopolítico.Tecnólogo em Agricultura.Técnico em Transações Imobiliárias.Consultor do INEP(BASIS e BNI),CEE/SC.Exerceu todas as funções acadêmicas, até o reitorado.Deu a lume 44 livros,306 artigos científicos,165 capítulos de livro e 65 orientações.Docente,pesquiador e orientador em doutorado,mestrado,especialização,graduação e extensão.

Publicado

2024-10-05

Número

Sección

Artigos