INDICADORES FÍSICOS DA QUALIDADE DO SOLO EM BACIAS DE RETENÇÃO EM LATOSSOLO VERMELHO DISTRÓFICO
Palabras clave:
captação de água, finos, selamento, erosão.Resumen
O estudo do índice de qualidade física do solo é essencial para compreender o seu comportamento e potencialidades quanto ao uso do solo. Assim, este estudo teve como objetivo analisar os indicadores físicos associados à bacia de retenção de sedimentos de estrada não pavimentada de um Latossolo Vermelho Distrófico. No local de estudo foram construídas 24 bacias de retenção. Relacionou-se quatro tratamentos com seis repetições para o canal e a bacia de retenção. Aleatoriamente, 6 bacias de retenção foram selecionadas com diferentes arranjos ou tratamentos para determinar os indicadores físicos de qualidade do solo. Nas bacias foram coletadas amostras indeformadas em profundidade 0-5 cm. Após coleta, as amostras foram encaminhadas ao laboratório de física do solo da Universidade Federal de Goiás. Foram analisados os seguintes parâmetros físicos na Bacia. Para as determinações físicas foram realizadas textura, densidade de partículas, densidade do solo, porosidade total, retenção de água na capacidade de campo. Após isso procederam-se análises descritivas das variáveis em cada tratamento com o intuito de verificar o padrão de comportamento de distribuição das variáveis estudadas. Para viabilizar a comparação entre as bacias e o conjunto de variáveis envolvidas, foi feita análise multivariada pelo método de agrupamento de Ward, com auxílio do aplicativo computacional PAST versão 2,08b. Conforme a dinâmica de produção de finos, as bacias de retenção cumpriram a função de reter material, bem como captar água não infiltrada pela estrada. Com base nos parâmetros avaliados o melhor tratamento foi a pré bacia com canal vegetado.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado