ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE: AVALIAÇÃO DA OFERTA DE CONTEÚDO SOBRE MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO NORDESTE BRASILEIRO.

Autores/as

Palabras clave:

Universidades Federais, Mercado Financeiro e de Capitais, Matriz curricular, Bacharelado em Ciências Contábeis.

Resumen

São diversas possibilidades profissionais para o bacharel em contabilidade. Eles podem atuar na área financeira e no mercado financeiro e de capitais. Dessa forma, é perceptível a relevância da formação universitária, especialmente visando verificar se os conteúdos oferecidos pelos cursos de graduação em ciências contábeis do Nordeste brasileiro atendem às necessidades formativas do bacharel que deseja atuar no mercado financeiro e de capitais, brasileiro. O objetivo geral foi avaliar a oferta de conteúdos sobre mercado financeiro e de capitais, existente na matriz curricular dos cursos de graduação em ciências contábeis da região do nordeste brasileira, verificando se os estudantes formados nestas instituições tem à sua disposição estes conteúdos. Este estudo foi qualitativo, e, a partir de uma análise de conteúdo e documental das matrizes curriculares. Assim, avaliaram-se os Planos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de bacharelado em ciências contábeis ministrados nos nove (9) estados do Nordeste, pelas universidades federais. Os principais resultados apontam que do total de onze instituições estudadas, sete ofertam disciplinas espeíficas sobre a área em sua matriz curricular, sendo que cinco ofertam a disciplina no formato optativo, 71% do total, evidenciando a falta de prioridade dada a temática. Quatro instituições, não possuem na grade curricular nenhuma disciplina que aborde o tema ou introduza o discente a área. Ao final do estudo, inferiu-se que o conteúdo sobre o mercado financeiro ofertado nas disciplinas não atende à demanda do aluno que deseja se profissionalizar, e o tema não ocupa a carga horária necessária no programa do curso.

     

Biografía del autor/a

Ana Clara de Sena Delfino, Universidade Federal da Paraíba

Funcionária do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA. 

João Marcelo Alves Macedo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Ciências Contábeis pela UnB (Programa Multi UnB/UFPB/UFRN), Professor da UFPB, do curso de Ciências Contábeis e do Mestrado em Gestão Pública e Cooperação Internacional (PGPCI/UFPB)        

Ana Cândida Ferreira Vieira, Universidade Federal da Paraíba e Doutoranda pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Professora da UFPB (DCSA/CCAE) e doutoranda pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE)  

Manoel Heleno Gomes da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Professor da UFPB (DCSA/CCAE)

   

Publicado

2024-10-05

Número

Sección

Artigos