EMPREGO DE CINZA DO BAGAÇO DA CANA-DE-AÇUCAR EM MATRIZES CIMENTÍCIAS: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA
Palabras clave:
Cimento Portland, Pozolanas, Resíduos agrícolas, Sustentabilidade, Materiais suplementaresResumen
O processo produtivo do concreto de cimento Portland envolve considerável impacto ambiental, principalmente no que tange à emissão de gases de efeito estufa e extração de recursos naturais. Nesse sentido, diversos estudos têm sido conduzidos a fim de avaliar a aplicabilidade de subprodutos agroindustriais em matrizes cimentícias, sejam como materiais cimentícios suplementares (MCS) ou como agregados miúdos. Neste contexto, por apresentarem elevado teor de sílica amorfa, as cinzas residuais de usinas açucareiras apresentam-se como uma alternativa interessante para uso em matrizes cimentícias. Assim, a presente pesquisa apresenta o potencial de utilização da cinza do bagaço da cana-de-açúcar (CBC) na produção de matrizes cimentícias. Realizou-se nesse artigo, uma revisão bibliométrica da literatura, utilizando a string “sugar AND cane AND concrete AND sustainability”, na base de dados Scopus. Os resultados apontaram a pouca expressividade do tema no Brasil que, apesar de figurar como o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, ainda não explora comercialmente o subproduto e pouco tem desenvolvido em estudos científicos. A principal contribuição do trabalho foi evidenciar o grande potencial de aproximação dos setores agroindustrial e da construção civil a nível nacional e regional.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 REVISTA UNIARAGUAIA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado