ESTUDO DA SEGURANÇA EM ESTACAS HÉLICE CONTÍNUA ATRAVÉS DA TEORIA DA CONFIABILIDADE NA REGIÃO DE OSASCO-SP
Resumen
Na engenharia geotécnica o dimensionamento de elementos de fundações utiliza-se métodos semi-empíricos, que confere segurança na sua concepção através de coeficientes que majora e minora valores a fim de obter confiança no projeto. Estes métodos utilizam resultados fornecidos pelos ensaios de investigação de subsolo, envolvendo uma série de incertezas durante a caracterização do maciço de solo, gerando assim uma variabilidade nos valores das resistências, que podem ocasionar ao risco de ruína das estruturas. O conceito de confiabilidade e segurança através de análises probabilísticas tem sido utilizado na engenharia de fundações possibilitando um maior nível de segurança e controle de risco na elaboração de projetos. O presente artigo apresenta os critérios de confiabilidade estrutural e segurança, bem como a probabilidade de ruína, para verificação da capacidade de carga de estacas tipo hélice continua, através dos métodos semi-empíricos de Aoki-Velloso (1975), Décourt-Quaresma (1978) e Antunes e Cabral (1996). Através das análises estatísticas e construção de curvas das funções de densidade de probabilidade de resistência, verificou-se que o método de Antunes e Cabral (1996) possui a menor variação nos valores estimados para a capacidade de carga nas estacas em ambos os modelos, com maior índice de confiabilidade e menor probabilidade de ruína.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado