ESTUDO DA SEGURANÇA EM ESTACAS HÉLICE CONTÍNUA ATRAVÉS DA TEORIA DA CONFIABILIDADE NA REGIÃO DE OSASCO-SP

Autores/as

Resumen

Na engenharia geotécnica o dimensionamento de elementos de fundações utiliza-se métodos semi-empíricos, que confere segurança na sua concepção através de coeficientes que majora e minora valores a fim de obter confiança no projeto. Estes métodos utilizam resultados fornecidos pelos ensaios de investigação de subsolo, envolvendo uma série de incertezas durante a caracterização do maciço de solo, gerando assim uma variabilidade nos valores das resistências, que podem ocasionar ao risco de ruína das estruturas. O conceito de confiabilidade e segurança através de análises probabilísticas tem sido utilizado na engenharia de fundações possibilitando um maior nível de segurança e controle de risco na elaboração de projetos. O presente artigo apresenta os critérios de confiabilidade estrutural e segurança, bem como a probabilidade de ruína, para verificação da capacidade de carga de estacas tipo hélice continua, através dos métodos semi-empíricos de Aoki-Velloso (1975), Décourt-Quaresma (1978) e Antunes e Cabral (1996). Através das análises estatísticas e construção de curvas das funções de densidade de probabilidade de resistência, verificou-se que o método de Antunes e Cabral (1996) possui a menor variação nos valores estimados para a capacidade de carga nas estacas em ambos os modelos, com maior índice de confiabilidade e menor probabilidade de ruína.

Biografía del autor/a

Rodrigo Rogerio Cerqueira da Silva, Universidade Estadual de Campinas

Pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas na área de inspeção de estruturas por ensaios não destrutivos aplicadas ao material concreto, Doutorado na área de inspeção de estruturas por ensaios não destrutivos pela Universidade Estadual de Campinas, Mestrado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas em fundações profundas, Especialização em Engenharia Geotécnica pela Instituto de Ensino Superior da Região Serrana, Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Graduação pela Universidade Estadual de Campinas e Formação Pedagógica de Docentes pela Universidade Nove de Julho. Atua como Pesquisador Colaborador, junto ao Laboratório de Ensaios Não-Destrutivos da Faculdade de Engenharia Agrícola-UNICAMP (FEAGRI). Têm experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Inspeção de Materiais e Estruturas por meio de Ensaios Não Destrutivos, Fundações e Obras de Terra. As áreas em que mais atua são: Acompanhamento, inspeção e monitoramento de estruturas através de ensaios não destrutivos com ultrassom. Fundações Profundas (parede diafragma, estaca barrete, estaca escavada, estaca hélice contínua monitorada, estaca raiz, estaca injetada autoperfurante e microestaca tubular). Estabilização de encostas (tirantes, chumbadores, drenos, cortinas atirantada). Tratamento de Solos (jet grouting tipo JG e CCP, enfilagem, cortinas de vedação, injeção de consolidação, compaction grouting e geodrenos). Ensaios como arrancamento em solo grampeado, recebimento qualificação e fluência em tirantes, prova de carga tipo estática e dinâmica. Rebaixamento de lençol freático, Túnel NATM e Investigações Geotécnicas como Sondagem tipo SPT, rotativa, CPT, Vane Test, Dilatômetro e Pressiômetro. Membro do GEPEDISC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diferenciação Sociocultural) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, possui experiência em educação do ensino superior, atuando principalmente com a aplicação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, aprendizagem baseada em problemas (PBL) e avaliação do desempenho de estudantes. Como docente ministra as disciplinas de Mecânica dos Solos, Fundações, Contenções e Obras de Terra, Agregados e Propriedades do Concreto. Membro da ABMS - Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica.

José Ricardo Dias de Menezes, Universidade Nove de Julho

Engenheiro civil, especialista em projetos estruturais e análise de estruturas.

Publicado

2024-11-01

Número

Sección

Artigos