EFEITOS DO TREINAMENTO RESISTIDO NO AUMENTO DO NÍVEL DE FORÇA DOS IDODOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Resumen
O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial, progressivo, multifatorial, que ocasiona muitas mudanças, a presença de doenças crônicas atenua esse processo, principalmente no que se refere a capacidade funcional relacionada à perda de massa e força muscular que afetam diretamente a capacidade de execução das atividades de vida diária (AVD) o que pode acarretar no aumento da incidência de quedas, fraturas, hospitalizações e óbitos. Nesse contexto, objetivo desse trabalho é realizar um levantamento bibliográfico acerca do treinamento resistido em idosos para aumento do nível de força. Para tanto, foi utilizado como estratégia metodológica à seleção de estudo nos bancos de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), ScientificElectronic Library Online (SciELO) e Public/Publicher Medline (PUBMED). As buscas foram realizadas utilizando a combinação dos descritores: idoso, treinamento de resistência e nível de força, considerando somente artigos publicados nos últimos seis anos. Após a busca foi encontrado um total de 262 documentos científicos, porém após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão somente 7 artigos científicos que atendiam aos objetivos deste estudo, destes 42,9% apresentaram resultados significativos em idosos saudáveis, 14,3% em idosos com sarcopenia, 14,3% em idosos com obesidade sarcopênica 14,3% em idosos com mal de Parkinson. Sendo assim, o TR pode representar uma ferramenta promissora para a manutenção e/ou melhora da força dos idosos, com isso é fundamental estimular os idosos à prática regular de treinamento resistido, com o intuito de um envelhecimento mais saudável e com menos morbidades e quedas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado