ANÁLISE DA CARBONATAÇÃO EM CONCRETOS COM SUBSTITUIÇÃO DE AGREGADOS RECICLADOS
Palabras clave:
Construção Civil, Reciclagem de materiais, SustentabilidadeResumen
Devido ao seu grande volume de uso, o concreto tem se tornado um gerador crescente de resíduos e desperdícios na construção civil. O concreto é obtido pela mistura de materiais primários como cimento, agregados e água e seu consumo anual per capita é superado apenas pelo consumo de água. Nesse cenário, surge a necessidade de minimizar os impactos ambientais, explorando a possibilidade de reutilizar esses resíduos. O objetivo desta pesquisa é analisar a influência da carbonatação em concretos produzidos com diferentes porcentagens de agregados reciclados de concreto (ARC). Para este estudo foram produzidos corpos de prova (CP´s) de concreto moldados com diferentes níveis de substituição de agregado miúdo reciclado e diferentes processos de cura. Os CP´s de (ARC) apresentaram uma perda significativa de resistência durante os ensaios de compressão, especialmente quando comparadas àquelas que passaram por cura externa. Apesar do ARC ter apresentado uma maior suscetibilidade à carbonatação, as diferenças não foram tão drásticas comparadas ao concreto de referência indicando que o uso de agregados reciclados pode ser viável. Os resultados dos ensaios de 28 dias demonstraram que, em relação à amostra com o traço de referência, houve uma redução de 26% na sua resistência, limitando seu uso em aplicações estruturais. No entanto, essa redução não impede a utilização para outros fins como pavimentação e contra piso. Já os resultados dos ensaios com a cura no estacionamento com traço de referência, houve um aumento de no mínimo 21% na resistência do concreto, possibilitando sua utilização para fins estruturais.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado