FUNDAMENTOS E FUNCIONALIDADES DO STELLA PARA REPRESENTAÇÃO DO PENSAMENTO SISTÊMICO
Palabras clave:
linguagem, modelagem matemática, pensamento sistêmico, educação, STELLA.Resumen
O homem usa de diversas linguagens para externalizar o seu pensamento sobre determinado assunto oufenômeno. Dentro desta perspectiva este trabalho teve como objetivo analisar o uso de modelos pararepresentar e externalizar o pensamento sistêmico. Para isto usamos como objeto de pesquisa oprograma STELLA que já é uma ferramenta consolidada e referenciada por pesquisadores da área de sistemas.Buscamos conhecer os fundamentos e as funcionalidades do STELLA. Para tanto, partimos da obra deVygostsky Pensamento e Linguagem (2000), onde afirma-se que “a linguagem molda o pensamento”. Amodelagem no ambiente STELLA tem como base conceitual-filosófica a teoria de sistemas, fundamentando nopensamento sistêmico apresentado por Forrester. Esta ferramenta representa sistemas através de metáforas deícones. Os modelos representados são simulados por meio de equações diferenciais a partir dos processos dederivação e integração desenvolvidos por Newton e Leibniz, que podem ser considerados como uma dasferramentas mais poderosas para se entender o universo.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado