MODELAGEM DE DISTRIBUIÇÃO DE ESPÉCIES PARA SISTEMA DE TRATAMENTO DE EFLUENTES CONTENDO CRÔMIO(III)
Palabras clave:
Modelagem, Crômio, Efluentes.Resumen
O Crômio é um importante elemento químico utilizado pela industria. Seus compostos sãoempregados na fabricação de vários produtos. Entretanto, compostos contendo Cr(III) e Cr(VI) sãoreconhecidamente prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente, e efluentes industrias contendoesses tipos de compostos devem passar por processos de tratamento, de acordo com a legislaçãovigente, antes do seu lançamento nas redes de esgoto. O Cr(VI) é convertido em Cr(III) por reação deredução e o Cr(III) e separado por precipitação na forma de hidróxido de crômio. Em virtude daexistência de várias reações de equilíbrio no sistema crômio-hidróxido, mesmo em pH alcalinosobserva-se fenômenos de ressolubilização do crômio, comprometendo a eficácia do sistema setratamento. O referente trabalho propõem o desenvolvimento de um modelo de distribuição deespécies no sistema crômio-hidrôxido, possibilitando uma maior eficácia no processo de remoção doCr(III) por precipitação com hidróxido.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado