GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: A CADEIA DOS RESÍDUOS PLÁSTICOS PÓS-CONSUMO NOS MUNICÍPIOS DE GOIÂNIA E APARECIDA DE GOIÂNIA – GO
Palabras clave:
Política Nacional de Resíduos Sólidos, recursos naturais, cadeia de reciclagem, degradabilidade.Resumen
A disposição de resíduos plásticos sólidos é um dos graves problemas dos centros urbanos, e se destacamnegativamente, pois possuem alto volume pós-consumo e baixo valor agregado o que gera baixoreaproveitamento. Este trabalho teve como objetivo analisar a cadeia pós-consumo do plástico, verificaros locais autorizados para o descarte, as formas de coletas existentes, e os riscos ao meio ambiente. Foirealizada pesquisa nos órgãos de meio ambiente de Goiânia e Aparecida, como fonte secundária de dadospara identificar as empresas recicladoras de plásticos. A partir desse levantamento foram realizadasvisitas e entrevistas nas empresas recicladoras. Os resultados demonstraram que após o consumo, oplástico é devidamente separado pela sua densidade, então é realizada uma triagem para separação pelosdiferentes tipos. Se o material for oriundo de coleta seletiva, o reaproveitamento pós-consumo é maiseficiente do que o que provém de aterros e lixões, facilitando, assim, sua reciclagem. Porém, os diferentestipos de plásticos possuem diferentes características, exigindo que sua reciclagem e transformação sejamfeitas separadamente, assim como diferentes aplicações, fazendo com que a oferta de cada tipo de plásticopós-consumo seja distinta. As empresas que repassaram informações se mostraram muito eficientes, poisutilizavam o plástico de forma ecologicamente correta, diminuindo os impactos ambientais diretos nomeio ambiente, com a redução de uso dos recursos naturais. Portanto, a pesquisa foi eficiente, poisdemonstrou que mesmo sem o licenciamento em varias empresas, todas elas estão empenhadas a trabalharcom a reciclagem do plástico.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado