EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DAS CONDIÇÕES FÍSICAS E PEDAGÓGICAS DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO FUNDAMENTAL II, NO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA – GO

Autores/as

  • Helcio Marques Junior Faculdade Araguaia
  • Narlene Naiara Ferreira Faculdade Araguaia

Palabras clave:

Educação inclusiva, Aluno especial, Ensino.

Resumen

Atualmente a educação inclusiva é uma tendência mundial, de luta contra a exclusão dos indivíduosem todas as suas formas. O objetivo desse estudo, foi analisar as condições físicas e pedagógicas dasescolas que estão de portas abertas para receberem alunos com necessidades especiais, e partir de umlevantamento bibliográfico da educação inclusiva, buscar uma reflexão de como ela esta sendo avivenciada. Foi feito um levantamento de dados, através de um questionário contendo questõesobjetivas sobre inclusão e educação inclusiva, aplicado para professores de Ciências, nívelFundamental II. Foram escolhidas de forma aleatória quatro escolas da rede pública e quatro escolasda rede privada de educação de Goiânia. Obtiveram-se como resultados, a nítida falta de preparo parareceber alunos especiais em sala de aula, falta de preparo, tanto da escola, quanto do professor, poispossuem escolas sem condições físicas e pedagógicas e receptivas aos alunos que necessitam de umaatenção especial. Pode ser observado também através do resultado obtido das entrevistas que o alunoespecial esta sendo desprovido de um direito que deveria ser garantido.

Biografía del autor/a

Helcio Marques Junior, Faculdade Araguaia

Faculdade Araguaia

Narlene Naiara Ferreira, Faculdade Araguaia

Faculdade Araguaia

Publicado

2014-04-01

Número

Sección

Artigos